Por Douglas Ferreiraa
A guerra entre Rússia e Ucrânia, que já dura dois anos e dois meses, continua a causar destruição e estragos em cidades e edifícios nos dois países. Hoje, a Rússia retomou os ataques ao território ucraniano, resultando na destruição do famoso “Castelo do Harry Potter”. Entenda:
O Serviço Estatal de Emergência informou que um bombardeio russo com mísseis deixou pelo menos quatro mortos e mais de 30 feridos na cidade ucraniana de Odessa, às margens do Mar Negro. O governador Oleg Kiper relatou que três mulheres e um homem perderam a vida, incluindo duas crianças e uma mulher grávida entre os feridos.
Um dos alvos dos ataques foi o edifício de estilo gótico conhecido localmente como “Castelo de Harry Potter”, parte da Academia de Direito de Odessa. O apelido vem da semelhança arquitetônica com o Castelo de Hogwarts, retratado nos filmes do famoso bruxo. O prédio foi visto em chamas após o ataque, e apesar de o fogo ter sido extinto, grande parte da estrutura foi destruída, especialmente nos andares próximos ao telhado.
Essa ofensiva russa ocorre em meio a uma nova escalada do conflito. A Ucrânia aguarda o recebimento de US$ 60 bilhões em suprimentos militares prometidos pelo Congresso dos Estados Unidos. Enquanto isso, as tropas ucranianas, desarmadas, lutam para resistir aos avanços russos no campo de batalha.
Recentemente, foram forçadas a fazer uma retirada tática de três aldeias no Leste, após um período em que Kiev vinha registrando avanços contra Moscou. Odessa, um importante porto no sudoeste da Ucrânia, continua sendo um alvo frequente de bombardeios russos com mísseis e drones, devido à sua importância para as exportações.