Por Wagner Albuquerque
O Grupo Mateus destaca-se como a única empresa do Nordeste entre as 10 maiores do setor supermercadista nacional. Com sede no Maranhão, fica em terceiro lugar, superado apenas pelo Grupo Carrefour Brasil e Assaí Atacadista, ambos de São Paulo.
O conglomerado maranhense, com mais de 250 lojas em oito estados nordestinos e no Pará, amplia sua presença nacional. Com bandeiras como Mix Mateus, no atacado, e Mateus Supermercados, no varejo, o grupo alcançou um faturamento acima de R$ 30 bilhões.
Os números foram revelados pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) na última segunda-feira (8). A posição do Grupo Mateus ganha destaque ao ser comparada a outras empresas nordestinas, que não figuram entre as 20 maiores em faturamento nacional.
Entre as posições de um a nove, as participações das grandes redes supermercadistas em 2023 permaneceram estáveis, com ênfase nos conglomerados do Sudeste e Sul. Norte e Centro-Oeste não têm representantes nas primeiras posições.
É importante notar que muitas dessas empresas atuam em estados além de suas regiões de origem, como Grupo Carrefour, Assaí, Grupo Pão de Açúcar e Cencosud Brasil, que no Nordeste opera com a bandeira G Barbosa.
O faturamento total do setor supermercadista brasileiro alcançou R$ 1 trilhão no ano passado. Mais de 25% desse montante pertence aos cinco maiores grupos do segmento, enquanto o restante está distribuído entre outros negócios.