Move Notícias

Publicado em: 9 julho 2024 às 16:02 | Atualizado em: 9 julho 2024 às 16:05

Grande mobilização do Movimento 'Teresina Verde que Te Quero Verde', nesta quarta, 10

Por Douglas Ferreira

Empresário Sílvio Leite idealizador do Movimento Verde que Te quero Verde – Foto: Reprodução

Na próxima quarta-feira, 10 de julho, acontecerá uma significativa mobilização em prol da arborização de Teresina. O Movimento ‘Teresina Verde que Te Quero Verde’, liderado pelo empresário Silvo Leite, realizará uma reunião às 8h no auditório do DNIT, na zona leste da capital, contando com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade civil.

Objetivos do Movimento

O Movimento ‘Teresina Verde que Te Quero Verde’ visa ampliar e revitalizar a arborização da cidade, promovendo o plantio de árvores nativas em grandes condomínios, conjuntos habitacionais, vias rodoviárias executadas pelo DNIT e DER, praças e espaços públicos.

Pauta da reunião

Durante a reunião desta semana, serão apresentadas diversas reivindicações e propostas, tais como:

  • Urbanização dos canteiros das BR 343 e 316 com o plantio de grama e árvores nativas, incluindo carnaúbas.
  • Promoção da conscientização para que grandes condomínios horizontais, especialmente os situados ao longo da BR 343 no sentido Teresina/Parnaíba, adotem árvores nativas da região em suas ruas, praças e áreas comuns.
  • Incentivo à substituição gradativa de árvores exóticas por nativas nos condomínios existentes ao longo dos próximos 24 meses.

Envolvimento das escolas e sociedade civil

Sílvio Leite, idealizador do Movimento, destaca que a reunião também servirá para buscar uma ampla mobilização das escolas durante o mês de setembro, quando se comemora o Dia da Árvore, envolvendo os estudantes na importância do verde e das árvores nativas. “Vamos também fomentar e motivar a sociedade civil para a recuperação e plantio de grandes árvores na Avenida Frei Serafim e na Avenida João XXIII”, reforça Leite.

Impactos e benefícios

Além dos impactos paisagísticos e ambientais, como o embelezamento de vias e espaços públicos, diminuição da temperatura, redução de ruídos, mitigação de enxurradas e outros benefícios, essas ações contribuirão para aumentar a autoestima dos teresinenses e o sentimento de pertencimento a uma capital que, hoje, já não representa plenamente seu título de “Cidade Verde”.

A Importância da mudança

Sílvio Leite afirma com convicção: “Tenho certeza de que, após esta reunião, iremos contribuir para mudar não só a paisagem, mas também a mentalidade sobre a importância do verde e das árvores, não só para a mudança climática, mas também para a qualidade de vida de todos nós”.

A mobilização promete ser um passo importante na transformação de Teresina em uma cidade mais verde e sustentável, resgatando o orgulho e a identidade de seus moradores.