Move Notícias

Publicado em: 23 junho 2024 às 08:41 | Atualizado em: 23 junho 2024 às 10:46

Governo dos EUA determina banimento de soluções da Kaspersky

Por Wagner Albuquerque

Imagem: Reprodução.

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (20) a proibição da venda de serviços e produtos da Kaspersky no país. Com a medida, a empresa de cibersegurança russa não poderá mais comercializar softwares, fornecer suporte ou atualizações para consumidores domésticos e corporativos nos EUA.

A decisão está baseada em acusações de que a Kaspersky tem laços com o governo russo de Vladimir Putin, sendo considerada um “risco para a segurança nacional”. A companhia é suspeita de espionagem e vigilância, coletando dados sensíveis de consumidores que poderiam ser utilizados pelo governo russo de forma prejudicial.

A exemplo de outros banimentos, como os do TikTok e da Huawei, a medida reflete preocupações com a privacidade dos usuários. O governo dos EUA exige que órgãos públicos troquem imediatamente seus serviços de cibersegurança e estipula que consumidores comuns têm até 29 de setembro de 2024 para encontrar uma alternativa ao antivírus da Kaspersky antes que ele deixe de operar.

A Kaspersky já teve conflitos com o governo dos EUA anteriormente. Em 2017, foi acusada de acessar materiais confidenciais da Agência de Segurança Nacional (NSA) e acabou banida de órgãos governamentais pelo então presidente Donald Trump. Em resposta ao novo banimento, a empresa nega envolvimento em atividades ilícitas e promete recorrer legalmente, acusando a medida de ser uma forma de “competição injusta”.