Por Douglas Ferreira
O Grupo Gees S/A, anteriormente conhecido como “Risa” e um dos principais players do agronegócio no Brasil, cuja história começou no Sul do Estado do Maranhão e que também opera nos cerrados piauienses, anunciou a paralisação de uma parte de sua frota de caminhões. A empresa concedeu 20 dias de folga para 80 motoristas.
Com sede em Balsas, na região Sul do Maranhão, essa gigante do agronegócio possui uma frota com mais de 400 veículos. A decisão de parar apenas parte dos caminhões foi tomada devido à crise econômica e como medida para evitar prejuízos maiores.
A equipe de reportagem do Move Notícias conversou na tarde desta segunda-feira, 18, com o empresário José Antonio Gorgen, conhecido como Zezão. Ele confirmou a paralisação de parte da frota e a concessão de folga para os motoristas.
Zezão justificou a medida administrativa, citando “o alto custo de produção e a baixa produtividade desta safra, combinados com a queda dos preços internacionais dos grãos, o que coloca o setor agropecuário do Brasil em grande risco”.
Um que circula na internet e que foi publicado pelo portal Enquanto isso no Maranhão, mostra dezenas de motoristas retornando para casa, deixando os caminhões estacionados no pátio da empresa, na região Sul do Estado do Maranhão.