Por Wagner Albuquerquer
Teresina sedia, nesta segunda-feira (20), o evento do G20 Social, que antecede a 3ª reunião da Força-Tarefa para a construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza no âmbito do G20. As reuniões principais ocorrem na capital piauiense de 22 a 24 de maio, reunindo representantes de diversos países.
As atividades do G20 Social têm início às 8h na sede da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi) e se estendem até o período da tarde. O evento é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) em parceria com o Governo do Piauí e a Secretaria-Geral da Presidência da República.
Às 8h30, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, abre a reunião da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), onde serão discutidas propostas a serem apresentadas no G20. A secretária Extraordinária de Combate à Fome e à Pobreza do MDS, Valéria Burity, e outras autoridades também participam. Durante o evento, os ministérios integrantes da Caisan contribuirão com sugestões para a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, visando adaptar e implementar políticas públicas eficazes em países membros.
Às 10h, ocorre o seminário “Na rota para o G20: a experiência recente do Piauí no combate à fome e à pobreza”, com a apresentação de uma pesquisa inédita do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) pelo pesquisador Antônio Claret. O estudo “Medidas de Desenvolvimento Humano e políticas públicas no Piauí (2000-2024)” analisa o histórico do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no estado nos últimos 25 anos. Participam do debate o ministro Wellington Dias, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, e outras autoridades. À tarde, haverá uma reunião ampliada com a sociedade civil sobre o enfrentamento da fome e da pobreza, também aberta à imprensa.