A Vertical Connect, inovadora startup cearense especializada em ‘carros voadores’, está prestes a tornar realidade o que era apenas imaginado na ficção científica. O Ceará está prestes a sediar a primeira fábrica do Gênesis X1, o veículo revolucionário da empresa, que almeja produzir 500 unidades nos próximos cinco anos. A instalação da fábrica está prevista para a Região Metropolitana de Fortaleza em 2024.
Nesse local inovador, a empresa planeja a produção do Gênesis X1, um veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL) tripulável. O protótipo desse carro voador foi revelado na semana passada, prometendo transportar até duas pessoas a uma velocidade de até 130 km/h.
Os planos para a construção da planta e a obtenção da documentação necessária na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) estão em andamento, conforme compartilhou o diretor de operações (COO) da Vertical, Marco Berzagh.
Com a conclusão dessas etapas, está prevista a assinatura do memorando de entendimento para a instalação da fábrica no primeiro trimestre de 2024, de acordo com Berzagh. Embora a probabilidade maior seja a construção em Itaitinga, Fortaleza e a região do Pecém também estão sendo consideradas como opções.
“Podemos escolher entre Fortaleza, Pecém e Itaitinga, que nos proporcionou uma situação muito confortável. Estamos decidindo o local e a melhor maneira de estarmos presentes no estado do Ceará, trazendo mão de obra local. É uma questão de tempo a ser definido, provavelmente ao longo do mês de janeiro”, afirmou o diretor. O Ceará está prestes a decolar rumo ao futuro da mobilidade com essa iniciativa ousada da Vertical Connect.