Por Douglas Ferreira
O comportamento abusivo e nefasto do fotógrafo oficial do governo do Piauí, Jorge Bastos Moreno, conhecido como Jorjão, resultou em uma agressão abominável e revoltante contra uma estudante de jornalismo e video-maker de Parnaíba. O incidente ocorreu no último sábado durante um evento político do governador Rafael Fonteles no litoral. A agressão pode levar à exoneração de Serjão, cuja conduta misógina e truculenta foi registrada em vídeo.
A estudante de 22 anos relatou que, enquanto cobria o evento, foi repetidamente empurrada, cutucada e teve os pés pisados pelo fotógrafo, que disputava espaço de maneira agressiva. Após o corredor de entrada se formar, Jorjão a agrediu com uma cotovelada que feriu os lábios da moça e ainda, puxou seu cabelo. As imagens da agressão foram registradas e mostram claramente a violência perpetrada pelo fotógrafo. É visível o puxão de cabelo.
Além da agressão física, a jovem relatou que Jorjão ainda a procurou no camarim após o incidente e a insultou na frente de sua equipe. A vítima, que preferiu não ter o nome divulgado, descreveu a experiência como “um horror” e agradeceu o apoio recebido da equipe e dos presentes no evento.
O secretário de Comunicação Social do governo, jornalista Mussoline Guedes, anunciou que Jorjão será exonerado, com a decisão sendo publicada no Diário Oficial ainda nesta segunda-feira, 17. A estudante já registrou um boletim de ocorrência e deve se submeter a um exame de corpo de delito ainda hoje.
Este não é o primeiro episódio polêmico envolvendo Jorjão, mas desta vez suas ações misóginas e truculentas estão tendo consequências efetivas.
Estamos tentando contato com o acusado, mas até o fechamento dessa matéria não conseguimos falar com Jorge Bastos Moreno. Mas, asseguramos à ele ou à sua defesa o espaço necessário para que ele próprio possa se defender ou à defesa dele.