Por Wagner Albuquerque
A Embraer entregou, nesta quarta-feira (26), a segunda aeronave multimissão KC-390 para a Força Aérea Portuguesa (FAP). A aeronave, equipada conforme os padrões da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), está em conformidade com os requisitos da Autoridade Aeronáutica Nacional de Portugal.
Em 2019, a FAP encomendou cinco KC-390, incluindo um pacote abrangente de serviços, suporte e um simulador de voo. A primeira aeronave entrou em operação em outubro de 2023 na Base Aérea de Beja.
Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, destacou a importância da entrega para a internacionalização da aeronave, especialmente entre as nações da OTAN. Ele ressaltou a parceria estratégica de longa data com a Força Aérea Portuguesa.
O General João Cartaxo Alves, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa, comentou que a entrega da segunda aeronave acelerará a integração dessa capacidade na FAP, permitindo o desenvolvimento de missões operacionais e a preparação de mais tripulantes e técnicos de manutenção.
Desde a entrada em operação na Força Aérea Brasileira, em 2019, e na Força Aérea Portuguesa, em 2023, o C-390 demonstrou capacidade, confiabilidade e desempenho excepcionais, acumulando mais de 13 mil horas de voo com uma disponibilidade operacional de cerca de 80% e taxas de conclusão de missão acima de 99%. A aeronave pode transportar até 26 toneladas de carga útil, realizar uma ampla gama de missões e operar em pistas não pavimentadas. Além disso, o KC-390 já comprovou sua capacidade de reabastecimento aéreo tanto como tanque quanto como receptor.