Por Douglas Ferreira
A situação dos brasileiros em Gaza é alarmante. Eles estão confinados na região, enfrentando condições precárias de sobrevivência devido à falta de eletricidade, água e alimentos. O risco de morte é uma ameaça constante.
Finalmente, quinta-feira, 9, foi autorizada a evacuação dos cidadãos brasileiros da área. A informação é da CNN Brasil.
O grupo de 34 pessoas, composto por 24 brasileiros e 10 familiares de origem palestina, que estavam aguardando autorização para deixar a Faixa de Gaza finalmente recebeu a permissão. A expectativa é que uma nova lista com os nomes dos civis autorizados para sair do território palestino seja divulgada em breve. O governo brasileiro já foi informado sobre a autorização, e membros da embaixada do Brasil no Egito estão a caminho de Rafah, na fronteira para auxiliar na operação.
A espera ansiosa e frustrante do grupo, que ficou de fora de seis listas anteriores de autorizações para deixar o território, resultou em tensões entre o Itamaraty e o governo israelense. Os representantes do Brasil nas negociações destacaram que o governo brasileiro foi um dos primeiros a fornecer uma lista de cidadãos em Gaza que precisavam de repatriação.
Além disso, um avião já está pronto no Egito, há semanas, aguardando para resgatar o grupo. O chanceler Mauro Vieira, o assessor especial Celso Amorim e o presidente Lula da Silva (PT) estão envolvidos na negociação para o resgate do grupo.