Move Notícias

Publicado em: 7 fevereiro 2024 às 21:52 | Atualizado em: 8 fevereiro 2024 às 13:12

Filho da prefeira Maninha de Luís Correia e engenheiro são presos pelo Gaeco

Por Douglas Ferreira

Pedro Júnior, secretário de finanças, estaria entre os exonerados pela prefeita de Luís Correia – Foto: Reprodução

O filho da prefeita de Luís Correia, Maria das Dores Fontenele Brito, conhecida como Maninha, PedroJúnior Fontenele Brito e o engenheiro Marcus Vinícius Cavalcante Pinheiro foram detidos na Operação Volt. Além disso, foram realizados 10 mandados de sequestro de bens em Luís Correia, Parnaíba e Teresina.

Pedro Júnior Fontenele Brito, que até então era secretário de Finanças do município de Luís Correia, e Marcus Vinicius Cavalcante Pinheiro, proprietário da Conceito Engenharia e Arquitetura, contratada da Prefeitura foram presos preventivamente na operação conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) em conjunto com o Ministério Público do Piauí nesta quarta-feira, 7.

Segundo o GAECO, os investigados são suspeitos de desviar recursos públicos destinados ao serviço de iluminação pública de Luís Correia por meio de fraudes em licitações, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa.

Além das prisões, o GAECO executou mandados de busca e apreensão na residência do engenheiro, localizada no condomínio Alphaville, e no escritório da Conceito Engenharia e Arquitetura, situado na zona leste de Teresina. Durante a operação, foi recolhido material suficiente para subsidiar as investigações do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado.

Adicionalmente, foram efetuados 10 mandados de sequestro de bens nas cidades de Luís Correia, Parnaíba e Teresina.

Exoneração

No meio da tarde, a Prefeitura de Luís Correia emitiu oficialmente uma nota através da qual a prefeita Maninha informa que ao tomar conhecimento da operação, decidiu exonerar todos os investigados e rescindir o contrato com a construtora envolvida.

Na nota, a prefeita reforçou que não é citada em qualquer investigação nem sofreu qualquer ato por parte do Poder Judiciário. Ela afirmou que: “Sempre pautei por uma gestão transparente, sendo que as contas da gestão foram julgadas e aprovadas por unanimidade pelos órgãos de controle. Informo ainda que determinei a exoneração de todos que foram citados na investigação”.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

“Venho a público esclarecer sobre os últimos fatos noticiados pela imprensa neste dia 07 de fevereiro do ano corrente. Esclareço que não sou citada em qualquer investigação e nem sofri qualquer ato por parte do Poder Judiciário. Sempre pautei por uma gestão transparente, sendo que as contas da gestão, foram julgadas e aprovadas por unanimidade pelos órgãos de controle.

Informo, ainda, que determinei a exoneração de todos que foram citados na investigação, mesmo não fazendo qualquer juízo de valor quanto a culpabilidade, tal medida visa proporcionar aos acusados as condições ideais para esclarecimentos dos fatos, bem como, a imediata rescisão contratual, de forma unilateral, com a empresa citada.

Confio na Justiça do meu Estado, ao tempo que me coloco à disposição para demais esclarecimentos, reafirmo meu compromisso com o mandato e o respeito pelos cidadãos de Luís Correia.

LUÍS CORREIA (PI), 07de fevereiro de 2024
MARIA DAS DORES FONTENELE BRITO
Prefeita Municipal