Move Notícias

Publicado em: 27 abril 2024 às 18:26 | Atualizado em: 29 abril 2024 às 07:58

Fies: MEC prorroga prazo para convocações da lista de espera; estudantes renovam esperança

O prazo para as convocações da lista de espera do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) do primeiro semestre de 2024 foi estendido até 17 de maio

Por Douglas Ferreira

As vagas não preenchidas nesta edição serão oferecidas novamente no processo seletivo do segundo semestre deste ano – Foto: Reprodução

O Ministério da Educação – MEC, acaba de anunciar uma prorrogação importante que afeta diretamente os estudantes que fizeram o Enem e estão aguardando serem chamados por faculdades e universidades em todo o país, especialmente o alunos piauiense. O prazo para as convocações da lista de espera do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) do primeiro semestre de 2024 foi estendido até 17 de maio. Essa decisão vem em resposta aos inúmeros pedidos feitos pelos estudantes nas redes sociais, que relataram inconsistências no processo de preenchimento das vagas remanescentes.

Entre as principais reclamações estavam as falhas técnicas, a demora excessiva na fila de espera e até mesmo casos de aprovação dupla de um mesmo candidato, o que vai contra as regras estabelecidas pelo edital do Fies. É importante ressaltar que para este primeiro semestre de 2024, o Fies disponibiliza um total de 112.168 vagas, sendo que 67.301 foram ofertadas inicialmente.

As vagas que eventualmente não forem preenchidas nesta edição do primeiro semestre serão oferecidas novamente no processo seletivo do segundo semestre deste ano, que está previsto para disponibilizar mais de 44 mil novas vagas. O Fies, programa do MEC instituído pela Lei nº 10.260 de 2001, tem como objetivo conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas que aderiram ao programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Essa prorrogação proporciona aos estudantes de todo país uma nova oportunidade de acessar o financiamento educacional e seguir em frente com os planos acadêmicos.