Por Douglas Ferreira
Na noite desta quinta-feira, 6, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí – FIEPI, Zé Filho, inaugurou em Teresina as novas instalações da Escola Cândido Athayde do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O projeto contou com um investimento de cerca de R$ 40,8 milhões em infraestrutura e equipamentos.
Durante a cerimônia, Zé Filho, acompanhado da esposa Maryanne Martins, realizou uma visita à escola junto ao governador Rafael Fonteles, o presidente emérito da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Robson Braga de Andrade, representando o presidente da instituição, Ricardo Alban, o presidente da Aneel, Sandoval Feitosa, o diretor geral do SENAI/DN, Gustavo Leal, o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, além de dirigentes da FIEPI, SESI e SENAI no Piauí e autoridades dos três poderes.
Zé Filho destacou que a nova escola era um antigo sonho, realizado com o apoio da CNI e dos dirigentes sindicais da indústria do Estado.
“A modernização do prédio e dos equipamentos coloca o SENAI do Piauí na vanguarda da inovação e tecnologia da informação, proporcionando mão de obra qualificada para atender às novas demandas do mercado e oferecendo aos jovens e adultos não apenas um diploma, mas a oportunidade de melhorar de vida e beneficiar aqueles ao seu redor”, destacou Filho.
O governador Rafael Fonteles, que tem a educação profissional e tecnológica como uma das principais metas de seu governo, afirmou que irá intensificar a parceria com o Sistema S, a FIEPI, o SENAI e o SESI.
“Apesar de o SESI e o SENAI terem seus próprios alunos, vamos garantir que os horários não utilizados das salas de aula, seja de manhã, tarde, noite ou madrugada, sejam ocupados por alunos do Estado do Piauí. Isso está alinhado com nossa obsessão de universalizar a escola de tempo integral com o ensino técnico e tecnológico”, explicou Fonteles.
Robson Andrade, representando a CNI e presidente na época da aprovação do projeto da nova escola SENAI, ressaltou a importância do ensino profissionalizante para a indústria e a economia do país, enfatizando que “a instituição forma não apenas profissionais, mas também cidadãos preparados para a vida”.
Durante a cerimônia, foram homenageados o ex-presidente da CNI, Robson Andrade, o presidente da Aneel, Sandoval Feitosa, e o ex-diretor regional do SENAI, Ewerton Negri Pinheiro.
A nova escola do SENAI possui capacidade para realizar quase 10 mil matrículas anuais nos turnos da manhã, tarde e noite. Oferece cursos em diversas áreas como Metalmecânica, Vestuário, Tecnologia da Informação, Eletroeletrônica, Energia, Gestão, Logística, Automação, Automotiva, Gráfica e Mídias Impressas e Digitais, Segurança do Trabalho, Refrigeração e Climatização, Alimentos e Bebidas, Construção Civil, Cerâmica, entre outros.
Os diretores do SENAI/DN, Gustavo Leal, e do SENAI regional, Roger Jacob, junto com a diretora da escola, Heline Melo, afirmaram que a instituição está totalmente alinhada com os projetos previstos para o Piauí nas áreas de energias renováveis e hidrogênio verde, além de estar preparada para atender às demandas da Indústria 4.0.
Confira a galeria de fotos: