Segundo o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais – Ivar, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas – Ibre/FGV, os aluguéis residenciais apresentaram alta de 0,51% em julho. Isso após uma queda de 0,48% em junho. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice registrou um aumento de 7,37%.
No período entre junho e julho, três cidades componentes do Ivar apresentaram alta nas taxas de variação dos aluguéis: Belo Horizonte (de -4,98% para 2,54%), Rio de Janeiro (-2,77% para 1,00%) e Porto Alegre (de -0,13% para 0,58%). Por outro lado, apenas a cidade de São Paulo registrou um decréscimo na variação dos aluguéis residenciais, passando de 1,54% para -0,35%.
Considerando o acumulado em 12 meses, os aluguéis tiveram os seguintes avanços nas cidades analisadas: 5,97% em São Paulo, 5,76% em Porto Alegre, 10,73% em Belo Horizonte e 9,49% no Rio de Janeiro.
O Ivar foi criado para medir a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais no mercado imobiliário brasileiro Ele coleta informações diretamente dos contratos assinados entre locadores e locatários sob intermediação de empresas administradoras de imóveis. Essa abordagem oferece dados mais precisos sobre os valores efetivamente negociados em relação aos anúncios de imóveis residenciais para locação.
Redação do Move Notícias