Por Douglas Ferreira
O Piauí destaca-se como um dos principais fornecedores de sementes de soja para o cerrado brasileiro. Para a safra 24/25, a maior sementeira do Estado projeta um aumento significativo de cerca de 40% na produção, com uma previsão de atingir 1 milhão e 900 mil sacas. Essa produção visa atender a demanda de 13 Estados brasileiros, e os produtores dessas regiões terão a oportunidade de participar do maior Dia de Campo do Matopiba, agendado para o dia 2 de fevereiro.
Localizada no coração do cerrado piauiense, a Progresso Sementes, fundada em 2005 pelo Grupo Progresso, destaca-se como uma das principais produtoras de sementes de soja do país. A empresa tem como missão o desenvolvimento de pesquisas para o melhoramento genético, visando cultivares mais resistentes a pragas e doenças, com maior tolerância a estiagens.
A sede da Progresso Sementes está na Fazenda Progresso, fundada em 2001 no município de Sebastião Leal pela família Sanders. A fazenda é reconhecida como uma das mais bem estruturadas do país, contando com um Laboratório próprio de Análise de Sementes registrado pelo Ministério da Agricultura. Além disso, possui modernas Unidades de Beneficiamento de Grãos e Sementes, juntamente com outras estruturas que facilitam o armazenamento, a distribuição e a expansão da empresa no mercado nacional.
A Progresso Sementes também se destaca por práticas que fortalecem a responsabilidade socioambiental, utilizando Biodefensivos produzidos em sua Biofábrica própria, abrangendo 52 mil hectares de área plantada desde novembro de 2019.
Com uma presença consolidada no mercado, as equipes comerciais da Progresso atuam em todo o cerrado brasileiro, atendendo aos Estados de MT, MS, TO, GO, MG, BA, MA, PI, CE, PA, RR, RO e SP. Para apresentar seu novo portfólio, a Progresso Sementes promoverá o maior Dia de Campo do Matopiba nesta sexta-feira, dia 2 de fevereiro.
O evento contará com visitas aos campos de cultivares de soja, lançamentos, exposição de tecnologias, shows com atrações nacionais e uma programação abrangente. Destaca-se também o espaço dedicado às “Mulheres que fazem Progresso”, com uma programação voltada para as mulheres da cadeia produtiva do agronegócio.
O maior Dia de Campo do Matopiba recebe represenantes do Agro Brasileiro. Eles serão recepcionados pelos maiores produtores de grãos do Piauí e anfitriões, Cornélio e Ani Sanders. Protutoes agrícolas de todo o país estão em Sebastião Leal para o evento. Hotéis e Pousadas de vários municípios dos Cerrados estão com a lotação completa por conta do evento. Muitos tiveram que se acomodar na cidade de Flloriano localizada a 180 km da sede da Fazenda Progresso.