Por Wagner Albuquerque
Mesmo em um dia marcado por um noticiário intenso, o programa Fantástico sofreu uma queda acentuada na audiência, perdendo quase 1 milhão de telespectadores na Grande São Paulo em apenas uma semana. Enfrentando uma das maiores crises de audiência de sua história, o jornalístico da Globo passou do seu melhor desempenho de 2024 para a segunda pior audiência do ano em um intervalo de sete dias. Esta queda coincide com o retorno da programação habitual da rede, após uma semana em que o programa foi beneficiado pela fusão dos públicos das finais da Eurocopa e da Copa América.
Os dados consolidados de audiência da principal metrópole do país, obtidos pela reportagem do TV Pop, mostram que a atração, comandada por Maju Coutinho e Poliana Abritta, perdeu 727.624 telespectadores na comparação entre as edições exibidas nos dias 14 e 21 de julho. No dia 14, o Fantástico marcou uma média de 19,3 pontos. Já no dia 21, o pico de audiência do jornalístico (18,1) foi menor do que a média obtida na semana anterior, ficando com uma média de 15,5 pontos.
Além de perder 20% de seu público em uma semana, o Fantástico não conseguiu ser o programa mais assistido do dia. A maior audiência dominical pertenceu à partida entre Bahia e Corinthians, que marcou 18,0 pontos e foi exibida entre 15h42 e 18h05. O Fantástico é transmitido em um horário com mais televisores ligados — das 20h30 às 23h33, 55,6% dos lares da Grande São Paulo estavam assistindo TV, contra 51,2% durante o jogo do Brasileirão.
Os índices deste domingo estão entre os piores da história do Fantástico. Em 2024, a atração só teve menos público em 7 de julho, quando marcou 14,4 pontos de média. Naquela ocasião, o jornalístico foi apresentado por Ana Paula Araújo, sem a presença das apresentadoras titulares. Esses números são comparáveis apenas com as performances do programa em feriados, quando o consumo televisivo cai drasticamente, como nas noites de 24 e 31 de dezembro do ano passado, que marcaram 12,3 e 13,5 pontos respectivamente.
Em resumo, o Fantástico sofreu uma queda significativa de audiência, perdendo quase 1 milhão de telespectadores em uma semana, e não conseguiu superar a audiência de outras atrações dominicais. Mesmo sendo transmitido em um horário com mais televisores ligados, os índices obtidos estão entre os piores da história do programa, evidenciando uma crise de audiência que coincide com a volta da programação habitual da Globo.