Por Wagner Albuquerque
As famílias que perderam móveis, eletrodomésticos e outros pertences nas recentes enchentes no Rio Grande do Sul receberão um benefício de R$ 5.100 do governo federal. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (15) pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, durante visita a São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O auxílio será destinado às famílias cujas perdas forem atestadas pela Defesa Civil de cada município e será transferido diretamente para as contas dos beneficiários via Pix pela Caixa Econômica Federal.
Segundo Rui Costa, aproximadamente 200 mil famílias devem ser beneficiadas, com um custo total estimado em R$ 1,2 bilhão. O procedimento para receber o auxílio será autodeclaratório, e os dados das áreas afetadas pelas enchentes serão cruzados para verificar a elegibilidade. Esta medida faz parte de um pacote de apoio emergencial à população atingida pela maior catástrofe ambiental da história do estado, que afetou 449 municípios, resultando em 149 mortes, 108 desaparecidos e mais de 800 feridos até agora.
Além do Auxílio Reconstrução, o governo federal anunciou outras medidas, incluindo a garantia de novas habitações para famílias que perderam suas casas, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. O governo também facilitará o saque do FGTS e a compra assistida de imóveis usados para famílias desalojadas. As novas medidas incluem ainda a inclusão de 21 mil famílias no Bolsa Família, antecipação de parcelas do benefício e a suspensão de leilões de imóveis financiados por bancos públicos nas áreas afetadas.