Por Douglas Ferreira
O governo federal, por meio do Ministério dos Transportes e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), lançou recentemente um edital de licitação destinado à elaboração de estudos e projetos para a duplicação de um trecho estratégico da BR 222. Esse trecho compreende a via entre o acesso à CE 155, no Pecém, e a divisa com o Piauí, passando pelo significativo município cearense de Sobral. A iniciativa foi desencadeada em resposta a uma solicitação do governo do Ceará.
O investimento estimado para esse empreendimento é de aproximadamente R$ 40 milhões, com um prazo de execução previsto de 1.320 dias. A abertura para propostas está marcada para o dia 20 de dezembro próximo, às 15h, através da internet.
Essa ação conjunta do governo cearense e do governo federal ocorre em meio ao lançamento do projeto do Porto Piauí, em Luís Correia. A rapidez com que o governador piauiense, Rafael Fonteles, iniciou o projeto do porto parece ter chamado a atenção do governo do Ceará, que acelerou os planos de duplicação da BR 222, proporcionando um acesso seguro ao Porto do Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante, próximo a Fortaleza. Seria isso apenas uma coincidência?
Durante o lançamento do projeto do Porto Piauí, com a entrega parcial do entreposto pesqueiro, ocorrido na última quarta-feira (13), o repórter Wagner Albuquerque, da equipe do MOVE, questionou o governador Rafael Fonteles, que aparentou surpresa em relação ao projeto do governo cearense. Fonteles respondeu com certa insegurança: “Não, eu não sei. Qualquer obra é bem-vinda. O que nós vamos fazer é a duplicação de Teresina a Parnaíba. Já asseguramos de Teresina a Piripiri, e certamente faremos de Piripiri a Parnaíba”.
Confira o vídeo:
Elmano de Freitas, governador do Ceará e também membro do Partido dos Trabalhadores (PT), expressou sua gratidão nas redes sociais pelo apoio do governo federal. Ele enfatizou a importância da obra para a segurança viária em seu Estado e a eficiência no transporte de mercadorias a partir do Porto do Pecém.
O fato é que, em termos de obras estruturantes, o governo Lula pouco ou nada tem assegurado ao governo do Piauí. A bancada federal e o próprio governador Rafael Fonteles podem encontrar inspiração no Estado vizinho do Ceará, buscando a duplicação da BR 222 e a ferrovia Teresina/Luís Correia, além dos recursos para o tão propalado Porto Piauí.