Move Notícias

Publicado em: 31 janeiro 2024 às 11:09 | Atualizado em: 31 janeiro 2024 às 11:17

Ex-padeiro de 19 anos conquista aprovação em medicina na UFPI; era sonho da mãe

Por Douglas Ferreira

Carlos Eduardo comemora a conquista com as três irmãs – Foto: Reprodução

Acredite no poder da determinação. Esse foi o caminho trilhado pelo estudante de escola pública e ex-padeiro que conquistou uma vaga no curso de Medicina, o vestibular mais disputado do Piauí. Carlos Eduardo Ramos Silva, de 19 anos, alcançou essa incrível realização por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Sua trajetória extraordinária envolve elementos como determinação, religiosidade e fé. Entenda como o ex-padeiro de 19 anos foi aprovado em Medicina na Universidade Federal do Piauí – UFPI, concretizando o sonho de sua mãe.

Originário de Vila Nova do Piauí, município situado no Sul do Estado, Carlos Eduardo enfrentou a perda do pai aos dez anos de idade. Em uma família composta por ele e outras três irmãs, sendo uma formada em pedagogia, outra em filosofia e a terceira concluindo o curso de nutrição, o jovem buscou realizar o antigo desejo da mãe ao ingressar no curso de Medicina na Universidade Federal da UFPI.

Carlos Eduardo ao lado mãe orgulhosa – Foto: Reprodução

A motivação para escolher a área médica surgiu da história da mãe, que, há 20 anos, ao acompanhar o pai a um neurologista, fez um pedido a Deus: que se tivesse um filho homem, ele atuasse na profissão. Foi com inspirado nesse sonho da mãe que Carlos Eduardo decidiu tornar esse desejo realidade.

Durante o primeiro ano do ensino médio, em 2021, Carlos Eduardo conciliou o trabalho como padeiro com os estudos remotos, devido à pandemia de covid 19. Embora tenha realizado o Enem nesse ano, zerou a redação.


“Eu era padeiro e tirei zero na minha primeira redação no Enem. Não cursei o primeiro ano do meu ensino médio presencial, porque estava trabalhando naquela época”, relembra.


No ano seguinte, o estudante retomou os estudos presencialmente no Instituto Federal do Piauí – IFPI, em Picos. Em 2023, intensificou ainda mais a preparação para o Enem, abrindo mão de atividades de lazer.


“Me dediquei integralmente ao estudo. Nas minhas férias, eu tinha uma média diária de 14 horas por dia estudando, e oito horas durante o período das aulas. Estudei oito meses pela internet, sem fazer nenhum cursinho e sem nunca ter frequentado um colégio particular”, revelou.


Ao final, Carlos Eduardo obteve uma média de 796,3 pontos no Enem. Além da aprovação em Medicina na UFPI, conquistou o segundo lugar no curso de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), uma das instituições mais renomadas e concorridas do país.

“Entrar no site e ver o meu nome na lista de aprovados é como ter a certeza de que nenhum sonho é impossível, que nenhuma luta é em vão quando a gente coloca fé e esforço em primeiro lugar”, concluiu o jovem.