Após um período de mais de cinco anos, o desfecho do caso envolvendo o estudante que fez a ex-namorada refém na Uespi de Parnaíba, no litoral do Piauí, finalmente ocorreu. Gleison Rodrigues dos Santos foi sentenciado a 12 anos e oito meses de reclusão pelo juiz substituto Sávio Ramon Batista da Silva, em atuação na 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba.
Os fatos remontam ao dia 3 de maio de 2019, quando o então estudante de 27 anos invadiu uma sala de aula do Campus Uespi e manteve a então namorada, Thais Andressa Costa dos Santos, em cárcere privado. A jovem teria sido estuprada por Gleison.
Após o julgamento pelo Tribunal do Júri, Gleison foi absolvido da acusação de tentativa de feminicídio, mas condenado por dano qualificado, cárcere privado qualificado e estupro. A pena total resultou em 12 anos e 08 meses de reclusão, além de 06 meses de detenção, a serem cumpridos inicialmente em regime fechado. Ele tem o direito de recorrer da decisão em liberdade.
Além da pena criminal, Gleison foi condenado a pagar uma indenização de R$ 500 mil à vítima por danos morais. A decisão juiz Sávio Ramon Batista foi proferida em 24 de novembro de 2023.
O episódio teve início quando Gleison, munido de uma faca, invadiu a instituição de ensino, trancando Thais em uma sala de aula. Durante o desfecho, a vítima foi lesionada pelo agressor, que acabou detido após negociações com a polícia.
A reportagem do Move Notícia não conseguiu contato com as defesas do condenado, nem da vítima, mas desde já está reservado espaço no portal para qualquer informação ou esclarecimento sobre o caso.