Move Notícias

Publicado em: 9 fevereiro 2024 às 09:43 | Atualizado em: 9 fevereiro 2024 às 10:23

Estudante de escola pública que usou IA para estudar passa para engenharia da computação

Por Douglas Ferreira

Ghabriel usou Chat GPT para auxiliar nos estudos – Foto: Reprodução

O presente já é o futuro, e quando se trata de tecnologia, sua aplicação é vasta, inclusive no campo dos estudos e da aprendizagem. Um jovem estudante de escola pública da Paraíba demonstrou isso ao usar inteligência artificial – IA, para obter sucesso no Enem. Ghabriel Camilo, aluno de uma escola pública, usou o Chat GPT como ferramenta de estudo.

Ghabriel Camilo, conseguiu uma aprovação para o curso de engenharia da computação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com base na nota de sua primeira prova do Enem. Originário de João Pessoa, na Paraíba, ele compartilhou como utilizou inteligência artificial, por meio do Chat GPT, durante seus estudos.


“Eu pedia para a IA resolver questões passo a passo e acompanhava”, explicou.


Embora as ferramentas tenham sido utilizadas com moderação, Ghabriel observou que os resultados nem sempre eram precisos.

Portanto, sua preparação foi consolidada principalmente em três atividades:

  • Assitir videoaulas;
  • Resolver questões;
  • Escrever uma redação por semana.

Além disso, ele organizava suas três horas diárias de estudo com base em uma grade que abrangia todas as disciplinas necessárias.

A abordagem estruturada e disciplinada de Ghabriel em relação aos estudos resultou em sua aprovação, deixando-o surpreso e feliz.

Para quem deseja seguir uma carreira nas áreas de exatas, Ghabriel recomenda focar especialmente nas disciplinas de matemática e redação.

Embora ainda não tenha decidido sua área específica de interesse, Ghabriel já tem planos para o futuro.


“Ainda estou explorando essa área para descobrir o que realmente quero seguir. Por enquanto, pretendo trabalhar com lojas especializadas em assistência técnica de computadores e peças”, concluiu.


Esse é mais um exemplo de foco e determinação quando se tem um objetivo. E também que a IA é uma ferramenta e que quando usada de forma correta pode ser uma grande aliada.