Por Wagner Albuquerque
O governador da Flórida, Ron DeSantis, anunciou neste domingo, 21, sua retirada da corrida presidencial pelo Partido Republicano. Em um vídeo nas redes sociais, DeSantis declarou seu apoio ao ex-presidente Donald Trump.
“Success is not final, failure is not fatal: it is the courage to continue that counts.”
— Ron DeSantis (@RonDeSantis) January 21, 2024
– Winston Churchill pic.twitter.com/ECoR8YeiMm
A decisão veio após um desempenho abaixo do esperado nas primárias do partido em Iowa, na segunda-feira, 15, onde ficou 30 pontos percentuais atrás de Trump. Este último obteve 51% dos votos em Iowa, enquanto DeSantis ficou em segundo lugar com 21%, seguido de perto por Nikki Haley, ex-governadora da Carolina do Sul, com 19%.
DeSantis expressou sua gratidão aos apoiadores e explicou que, diante da falta de um caminho claro para a vitória, estava suspendendo sua campanha. Ele afirmou apoiar Trump, destacando que a maioria dos eleitores republicanos nas primárias desejava dar outra chance a Donald Trump.
Apesar de reconhecer desentendimentos com Trump, DeSantis afirmou que o ex-presidente é superior a Joe Biden. O anúncio inesperado ocorreu antes das primárias em New Hampshire, deixando Nikki Haley como a única rival relevante de Trump no partido.