Move Notícias

Publicado em: 15 setembro 2023 às 23:36 | Atualizado em: 17 setembro 2023 às 08:36

Escola pública do Nordeste disputa prêmio de melhor do mundo

A escola cearense tem um projeto que trabalha a saúde mental dos alunos – Foto: Reprodução

Uma escola pública do Nordeste está concorrendo ao prêmio de melhor escola do mundo, o World’s Best School Prizes. A escola de ensino médio em tempo Integral, Joaquim Bastos Gonçalves, localizada em Carnaubal, Ceará, é uma das finalistas. Outra escola brasileira na disputa é a Escola Municipal Professor Edson Pisani, de Belo Horizonte, Minhas Gerais. Cada uma delas tem a chance de ganhar um prêmio no valor de US$ 50 mil, cerca de R$ 250 mil.

O prêmio, criado em 2022, reconhece escolas em cinco categorias diferentes, com três finalistas em cada categoria. Os vencedores serão escolhidos por especialistas e anunciados em novembro. As categorias incluem ação ambiental, inovação, superação de adversidades, colaboração comunitária e apoio a vida saudável.

A Escola Joaquim Bastos Gonçalves se destaca por seu projeto voltado à saúde mental dos alunos, especialmente após os desafios enfrentados durante a pandemia da Covid 19. Cerca de 6% dos estudantes foram diagnosticados com problemas emocionais graves, e a escola implementou o projeto “Adote um aluno”. A iniciativa tem como objetivo identificar e ajudar esses alunos, oferecendo assistência psicológica e promovendo competências socio-emocionais nas salas de aula.

Essa indicação levanta questões sobre o que faz essas escolas se destacarem e se trata de casos isolados ou uma tendência mais ampla. Esses resultados podem ser atribuídos ao trabalho dos professores, à gestão da escola, à gestão municipal ou a outros fatores. A premiação visa compartilhar boas práticas educacionais que fazem a diferença na vida dos alunos e em suas comunidades.

A escola Joaquim Bastos Gonçalves envolve professores, alunos e toda comunidade escolar nas atividades estudantis – Foto: Reprodução

Embora a escolha dessas escolas como finalistas seja um marco importante, não garante automaticamente uma vitória no prêmio. Além disso, o Brasil tem um histórico limitado de indicações e vitórias nesse tipo de premiação internacional.

O apoio que a escola ofereceu aos alunos no pós pandemia fez a diferença – Foto: Reprodução

No entanto, a participação dessas escolas é um exemplo inspirador e uma oportunidade de aprendizado para instituições educacionais em todo o mundo. Mesmo que não seja vencedor, com certeza a escola de Carnaubal, município de cerca de 20 mil habitantes, na região da Ibiapaba mostrara ao Brasil e o restante do mundo que é possível fazer a diferença, mesmo em meio as adversidade enfrentadas numa das regiões mais carentes do país.

Por Douglas Ferreira com informações do NE9