Por Lorena Carvalho
Nos últimos anos, houve um crescimento constante da energia solar ligada ao aumento nas vendas de veículos elétricos. De acordo com o ranking divulgado em junho pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Teresina é líder na Geração Distribuída de energia solar no Nordeste e ocupa a quarta posição em nível nacional, contribuindo com quase metade da produção solar do Piauí.
A Geração Distribuída refere-se à energia produzida por instalações em residências, prédios e pequenos terrenos. Dados coletados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) mostram que Teresina possui uma potência instalada de 253 MW, superando todas as cidades nordestinas e ficando atrás apenas de Brasília-DF, Cuiabá-MT e Campo Grande-MS no ranking nacional.
Emerson Rocha, Gerente Comercial da operação em Teresina da concessionária de veículos elétricos e híbridos BYD Carmais, vê a energia solar como um fator decisivo para a popularização dos veículos elétricos. “Ter um sistema fotovoltaico em casa hoje, para quem tem veículo elétrico, é quase o mesmo que ter um posto de combustível na tomada de casa. Você economiza na sua conta de luz, economiza com a recarga do seu carro elétrico ou híbrido plug-in e ainda colabora para a preservação ambiental e melhora do clima das cidades”, afirma.
Ele acredita que esse crescimento também promoverá melhores condições ambientais nas cidades, tornando-as mais limpas e sustentáveis.
“Desde que chegamos ao Piauí, em abril de 2023, já vendemos mais de 500 veículos elétricos e híbridos e ocupamos a 8ª posição entre as marcas mais vendidas do estado. Com mais incentivo à energia solar, mais pessoas devem se interessar por veículos que ajudem não apenas o bolso, mas também na construção de um futuro sustentável para nossos filhos”, destaca Rocha.
Com esses avanços, Teresina tem o potencial de se tornar um exemplo nacional de como a energia solar pode impulsionar a transformação do setor de transporte, beneficiando tanto a economia quanto o meio ambiente.