Por Douglas Ferreira com informações IstoÉ Dinheiro
A pesquisa mais recente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) confirma uma elevação na confiança do Empresário Industrial em janeiro, marcando um início otimista para o ano. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) alcançou 53,2 pontos, em comparação com os 51,0 pontos registrados em dezembro do ano anterior, refletindo um aumento de 2,2 pontos. O Icei varia de zero a 100, onde valores abaixo de 50 indicam falta de confiança, enquanto valores acima apontam confiança.
Os números revelam um otimismo difundido e intenso no setor industrial brasileiro, conforme destaca a economista da CNI, Larissa Nocko. Ela observa que, historicamente, a confiança tende a ser mais elevada nos meses de janeiro, mas ressalta que o índice começou o ano com uma vantagem de 4,6 pontos em relação a janeiro de 2023.
O Icei é composto por indicadores que medem a percepção atual da indústria e as expectativas futuras. Em relação às condições atuais, o indicador avançou 1,5 ponto, atingindo 48,3 pontos. A CNI destaca que, embora esteja abaixo da marca dos 50 pontos, indicando uma percepção de piora nos últimos seis meses, a avaliação sobre as próprias empresas subiu para 50,2 pontos.
O Índice de Expectativas, que reflete as perspectivas para os próximos seis meses, registrou um aumento de 2,6 pontos, atingindo 55,7 pontos, demonstrando o otimismo da indústria em relação ao futuro. Além disso, as expectativas sobre a economia brasileira nos próximos seis meses saíram do cenário pessimista de dezembro de 2023 para janeiro.