Move Notícias

Publicado em: 30 abril 2024 às 16:57 | Atualizado em: 30 abril 2024 às 16:57

Empresa cearense investe R$ 80 milhões para ingressar na área de energia solar

Por Wagner Albuquerque

Painel solar. Foto: Reprodução.

O Grupo Dasart, uma empresa do Ceará que atua em diferentes áreas como construção, finanças e shoppings, agora está entrando no ramo das energias renováveis com a criação da Nortis Energia.

Com um investimento de R$ 80 milhões, a nova parte da Dasart vai construir usinas solares capazes de produzir energia suficiente para 18 mil casas.

Atualmente, 10 dessas usinas já estão em operação ou sendo construídas em cidades como Missão Velha, Amontada e Mombaça.

Vitor Frota, CEO do Grupo Dasart, diz que estão investindo nisso há algum tempo e que agora se sentem seguros para começar com os investimentos, especialmente com as novas regras do setor.

A Nortis Energia vai oferecer um serviço chamado “energia solar por assinatura”, onde residências, prédios e empresas podem usar energia solar compartilhada produzida por usinas solares.

“Os clientes poderão obter descontos representativos, equivalentes a até dois meses de energia por ano, ou cerca de 15%, sem os investimentos e limitações associados à instalação de sistemas solares individuais. Nesta modalidade, os clientes permanecem conectados à rede da ENEL, garantindo segurança no abastecimento enquanto recebem energia renovável”, explica Frota.

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar) apontam que, para atender à crescente demanda por energia, o número de usinas que funcionam neste modelo aumentou substancialmente nos últimos dois anos, passando de 1.900 em 2021 para 6.652 atualmente.