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Publicado em: 16 março 2024 às 12:34 | Atualizado em: 16 março 2024 às 12:34

Empreendedor catarinense lança startup de transporte de cargas nos EUA após ideia surgir em café

Por Douglas Ferreira

Jardel Cardoso visa abrir o capital da Billor até 2028 – Foto: Reprodução

O empresário catarinense Jardel Cardoso é reconhecido por seu sucesso empreendedor e pela capacidade de criar startups a partir de insights originais. Sua última empreitada, que gerou um faturamento de US$ 17 milhões já no primeiro ano de operação, surgiu de um simples café com um amigo, onde concebeu uma ideia inovadora.

Anteriormente, Cardoso fundou duas empresas unicórnios: a Versi, em 2014, uma fintech voltada para incorporadoras imobiliárias, e a CredPago, uma empresa de operações de aluguel sem fiança, vendida para a Loft em 2021 por R$ 3,2 bilhões.

Agora, com a startup Billor, lançada nos Estados Unidos, Cardoso visa explorar o mercado imobiliário americano e planeja abrir o capital da empresa até 2028. A Billor foi concebida após Cardoso identificar a fragmentação do mercado de transporte de cargas nos EUA, com a maioria das empresas operando com poucos veículos.

A startup atua como uma mistura entre uma transportadora digital e uma empresa de crédito, comprando caminhões seminovos, realizando revisões e personalizações, e vendendo-os para motoristas, que pagam parcelas mensais. Além disso, a Billor fornece tecnologia para conseguir cargas e gerenciar burocracias, garantindo uma operação eficiente e livre de inadimplências.

Nos primeiros 12 meses, a startup fechou com 105 motoristas e planeja expandir para mais de 300 este ano, visando um faturamento de US$ 75 milhões. Com uma operação entre Joinville, em Santa Catarina, e Orlando, na Flórida, a Billor conta com equipes de tecnologia, marketing e atendimento no Brasil, e equipes de operações e gestão financeira nos EUA.

O CFO Global da Marfrig, Marco Spada, e o cofundador da Inlog, Douglas Karsten, lideram as operações nos Estados Unidos, enquanto Cardoso permanece em Joinville, indo aos EUA a cada dois meses. A empresa planeja construir um ecossistema com mais de 5.000 caminhões e está em conversas para obter linhas de financiamento, visando uma operação ainda mais ambiciosa até 2028.