Move Notícias

Publicado em: 24 março 2024 às 17:39 | Atualizado em: 25 março 2024 às 10:46

Embrapa avança na sustentabilidade com a 'Carne Baixo Carbono - CBC'; entenda

Por Douglas Ferreira

Os resultados mostram que é possível produzir carne de forma sustentável, mantendo a rentabilidade e até mesmo aumentando a produtividade – Foto: Reprodução

A Embrapa avança mais um passo na direção da sustentabilidade com a validação das diretrizes técnicas para a produção da Carne Baixo Carbono (CBC), após o sucesso da marca-conceito Carne Carbono Neutro (CCN). Essas diretrizes se tornam um modelo para certificação, proporcionando aos fazendeiros de pecuária de corte uma referência para adotar práticas mais sustentáveis.

O foco agora se volta para iniciativas que promovam a sustentabilidade, como a Carne Baixo Carbono (CBC), validada pela Embrapa. Essas diretrizes técnicas servem como um guia para os pecuaristas que desejam produzir carne com um menor impacto ambiental, mas sem comprometer a lucratividade.

A pesquisa realizada na Fazenda Santa Luzia, integrante da Fazenda Trijunção na Bahia, é um exemplo real da aplicação dessas diretrizes. Os resultados mostram que é possível produzir carne de forma sustentável, mantendo a rentabilidade e até mesmo aumentando a produtividade.

A adesão ao protocolo CBC será voluntária e estará disponível na plataforma Agri Trace Rastreabilidade Animal, da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a partir de 2024. Com 20 requisitos mínimos obrigatórios para implementação inicial e um total de 67 requisitos progressivos ao longo do tempo, os produtores terão um roteiro claro para seguir em direção à produção sustentável.

Essas marcas-conceito, como a CBC e a CCN, são parte de um esforço maior para valorizar e promover sistemas pecuários mais eficientes e ambientalmente amigáveis. Com a certificação desses protocolos, os consumidores poderão fazer escolhas mais conscientes, contribuindo para um futuro mais sustentável.