Por Douglas Ferreira
Com o avanço constante da tecnologia, internet, satélites e inteligência artificial, surge a pergunta: como será o mundo no futuro, em 2050 ou daqui a 100 anos? Esta reportagem explora um exercício de futurologia científica para imaginar cenários possíveis. Em meio a avanços tecnológicos, como o aumento do uso de satélites e inteligência artificial, algumas previsões audaciosas surgem, especialmente nas mentes empreendedoras que estão na vanguarda dessas soluções futuristas.
A presença da inteligência artificial – IA, em diversas facetas de nossas vidas é uma das tendências apontadas para o futuro. Além de desempenhar funções complexas, espera-se que a inteligência artificial nos guie nas escolhas profissionais, sugerindo as carreiras mais adequadas. A capacidade de discernir e tomar decisões baseadas em informações precisas deve tornar-se cada vez mais uma característica intrínseca à vida cotidiana.
As projeções vão além, incluindo a necessidade de implementar marcas d’água infalíveis em vídeos e fotos para identificar falsificações, dada a proliferação de informações manipuladas. Além disso, preveem a presença de mentores digitais, auxiliando na orientação para o desenvolvimento de carreiras profissionais bem-sucedidas.
Com certeza com o advento da IA estaremos com máquinas, computadores e robôs assumindo atividades tanto triviais do nosso dia a dia, quanto as mais complexas. Os robôs em todas as suas possibilidades certamente estarão envolvidos na vida cotidiana das pessoas.
O futuro, segundo essas visões, não apenas verá uma maior integração da tecnologia na vida humana, mas será uma era em que nossas vidas estarão não apenas entrelaçadas, mas guiadas, moldadas e orientadas pela tecnologia.
Muitas coisas tangíveis hoje deixarão de existir. A escola terá sua versão 100% virtuais. Haverá cidades subterrâneas e as até as relações interpessoais assumirá uma nova dinâmica frente ao avanço tecnológico acelerado. Já pensou em ter um robô como companhia?
Tudo isso há é previsto de forma científica pela PushFar, uma das startups especializadas em prevê o mundo e o comportamento das pessoas no futuro.
“Em 2100, as nossas vidas não estão apenas entrelaçadas com a tecnologia; são guiadas, moldadas e orientadas por ela”, aponta Ed Johnson, CEO da PushFar, plataforma de mentoria profissional.
E você está preparado para esse futuro?