Por Wagner Albuquerque
No primeiro ano de seu mandato em 2023, o governo petista liderado por Luiz Inácio Lula da Silva investiu R$ 142 milhões em publicidade na TV Globo e em canais associados à emissora do Rio de Janeiro.
Conforme informações do Poder360, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), sob a gestão de Paulo Pimenta (PT), e os 38 ministérios de Lula aumentaram em 60% os gastos com anúncios na Globo em comparação ao período do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em 2022, no último ano de sua administração, Bolsonaro destinou R$ 89 milhões para publicidade na TV Globo.
A apuração do Poder360 para fazer o comparativo, divulgada nesta sexta-feira, 5, baseou-se nos dados corrigidos pela inflação do Planejamento de Mídia do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom), um painel que reúne os pagamentos publicitários do Planalto e dos ministérios.
A Globo foi a única emissora cujos investimentos do governo petista em publicidade cresceram de forma expressiva. As concorrentes Record, SBT, Bandeirantes, Rede TV! e afiliadas viram seus valores serem reduzidos à metade ou até menos.
A CNN Brasil teve um pequeno aumento, passando de R$ 1,4 milhão para R$ 1,5 milhão.
Em 2022, a distribuição de verba da Secom em publicidade governamental destinava 28% do total para a Globo. Atualmente, esse porcentual passou para 56%.
Em sua justificativa, a Secom alega usar “critérios técnicos” definidos por agências contratadas para fazer a avaliação da distribuição dos recursos de comunicação.
Internet preterida
O levantamento mostra que o governo Lula dá mais prioridade aos investimentos em sua imagem em TVs do que em outros veículos de mídia, como a internet, por exemplo.