Por Douglas Ferreira
A saga envolvendo o magnata sul-africano Elon Musk e o ministro Alexandre de Moraes ganha mais um episódio. Após a inclusão do nome do empresário no inquérito das fake news e a autorização para investigá-lo, Musk voltou a se manifestar. Ele chamou Moraes de ‘ditador brutal’ e insinuou que o ministro do STF está com presidente Lula “na coleira”.
As críticas surgiram logo após o magistrado determinar a inclusão do empresário no inquérito sobre as milícias digitais. Em um tuíte, Musk questionou: “Como Alexandre de Moraes se tornou ditador no Brasil?” e sugeriu que o ministro está com presidente Lula nas mãos.
Anteriormente, Musk havia convidado Moraes para um diálogo aberto sobre as decisões do STF relativas às redes sociais.
No domingo, Moraes determinou a abertura de uma investigação sobre Musk, para apurar possíveis práticas criminosas como obstrução à justiça, organização criminosa e incitação ao crime. Além disso, estipulou uma multa diária de R$ 100 mil para cada perfil reativado pelo empresário.
Diante disso, a Polícia Federal (PF) decidiu investigar se as falas de Musk configuram apologia ao crime. A PF também monitora os desdobramentos do caso, após o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, determinar a abertura do procedimento.
Enquanto isso, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, enfatizou a importância da regulamentação das redes sociais. Ele destacou que essa regulamentação não deve significar censura ou limitação da liberdade de expressão, mas sim a definição de regras para o uso das plataformas digitais, visando combater a disseminação de desinformação e ataques às instituições.
Ou fato que repercutiu bastante foi a declaração de Musk de que o ministro Alexandre de Moraes teria e sua decisão para bloquear ou restringir algumas contas de políticos, jornalistas e influenciadores pedido ao então Twitter que mentisse. Ele afirma que Moraes exigiu que a rede social disse que os bloqueios se davam por descumprimento de sua política interna.
“Por que o parlamento permite a Alexandre (de Moraes) o poder de um ditador brutal? Eles foram eleitos, ele não. Jogue-o fora”, escreveu o bilionário ao responder uma publicação do deputado federal Marcel van Hattem (Novo/SC) sobre suposta censura imposta pelo STF.
Muitos questionam a atitude de Elon Musk, ao tercer críticas ao ministro Alexandre de Moraes. Porém é notório que Musk se destaca por assumir riscos que outros considerariam impensáveis. Ele nos ensina que correr riscos é uma parte inerente ao processo de inovação, desde que seja feito de forma pensada e responsável.