Por Wagner Albuquerque
É incontestável que a geração dos anos 2000 testemunhou o fenômeno global do anime japonês de maior sucesso: Dragon Ball. Este desenho narra as incríveis aventuras de Goku e sua família. Infelizmente, foi anunciado pelo estúdio do autor que Akira Toriyama, o talentoso criador da obra, faleceu aos 68 anos em 1º de março. A notícia foi divulgada na madrugada desta sexta-feira, dia 8.
No comunicado, Bird Studio e Capsule Corporation Tokyo detalham que a causa da morte foi um hematoma subdural agudo (HSDA) — caracterizado pelo acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio (saiba mais abaixo).
Além da trama de sucesso protagonizado por Goku, Toriyama também é autor de séries como “Dr. Slump” (1980) e “Sand Land” (2000). Segundo o estúdio, ele tinha vários trabalhos ainda em andamento.
O funeral do artista aconteceu de forma reservada, somente com a presença de familiares e de amigos próximos. Ainda no comunicado, o estúdio solicita que fãs não enviem flores ou presentes de condolência.
“Dragon Ball” é o trabalho mais famoso do autor. Na trama, o espectador acompanha a história de Goku e a jornada dele em busca das esferas do dragão. Desde a criação, na década de 1980, a obra já teve 42 volumes, vendeu milhões de cópias no mundo e se tornou um dos mangás mais famosos, inspirando adaptações para televisão, cinema e videogame, conforme informações do jornal The New York Times.
Quem era Akira Toriyama
Nascido em abril de 1955, na cidade de Kiyosu, Japão, começou a carreira como mangaká aos 23 anos, segundo a mídia local. O seu primeiro mangá foi um de ação, publicado em 1978, chamado “Wonder Island”. Mas a fama chegou mesmo foi com a série “Dr. Slump”, (1980-1984), que ganhou versão animada.
Logo em seguida, Toriyama lançou “Dragon Ball”, trama que teve sucesso imediato e tornou-se uma das franquias de mangá mais vendidas da história.