Por Douglas Ferreira
Em tempos conturbados, mesmo com o avanço da medicina e o aumento da expectativa de vida, alcançar os 100 anos é um feito raro. Mais raro ainda é chegar a essa idade com lucidez e saúde. No entanto, alguns conseguem, como é o caso de Dona Josina Estevam de Marques, uma idosa de 101 anos que encantou os técnicos do Vapt-Vupt em Anápolis, Goiás. Ela ganhou destaque na mídia nacional após ser tema de uma reportagem do G1.
Um encontro inspirador no Vapt-Vupt
Os atendentes do Vapt-Vupt de Anápolis, a 55 km de Goiânia, foram surpreendidos ao atender Dona Josina, que compareceu para renovar sua carteira de identidade nacional (RG), emitida pela última vez há 27 anos. O que mais chamou atenção não foi apenas o fato dela ser uma centenária, mas também seu carisma, sorriso largo e olhar alegre.
“Tantas pessoas passam por dificuldades, principalmente de saúde, e Dona Josina, pela idade dela, consegue falar e andar normalmente. Isso nos inspira muito. Atender Dona Josina foi maravilhoso”, comentou Iara Alves, atendente do Vapt-Vupt, em entrevista à TV Anhanguera.
Uma vida de histórias e resiliência
Nascida em novembro de 1922, na cidade de Bambuí, Minas Gerais, Dona Josina vive hoje em Anápolis, cercada por filhos, netos e bisnetos. Ela relembra com carinho de sua infância, ajudando a mãe no trabalho e vivendo em uma casa pequena. Ao longo de seus 101 anos, testemunhou eventos históricos como a Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria, a revolução digital e pandemias. Quando a televisão chegou ao Brasil, Josina já tinha 28 anos.
Cuidados com a saúde e rotina
Dilma Freire, nora de Dona Josina, destacou a rigorosa alimentação da sogra, que prefere verduras e legumes a doces e alimentos pesados. Com a saúde e memória intactas, Dona Josina mantém uma rotina ativa, varrendo o quintal todos os dias. À noite, não perde um capítulo de suas novelas favoritas.
“A idade é só um número”, diz Dona Josina, com um brilho no olhar. Ela ainda planeja viajar e conhecer novos lugares. “Tem dias que dá vontade de viajar e sair por aí”, brinca.
A história de Dona Josina é um testemunho inspirador de longevidade, saúde e alegria de viver, provando que, com cuidado e uma atitude positiva, é possível viver plenamente, mesmo aos 101 anos.