Por Josenildo Melo
No dia de Nossa Senhora das Dores, o núncio apostólico entrega o pálio a Dom Juarez – O Bom Pastor! Com a presença de incontáveis Bispos, inúmeros Padres, todos os seminaristas do Seminário Sagrado Coração de Jesus, religiosos e religiosas, autoridades civis, militares e judiciárias; aconteceu o reconhecimento do rejuvenescimento da fé católica em Teresina.
Quem chegou cedo e fez questão de participar foi o Exmo. Sr. Vice-Governador, Themístocles Filho. Uma verdadeira multidão de fiéis e a imprensa esteve em peso na solenidade. Com Dom Juarez Marques à frente da Arquidiocese de Teresina é perceptivo o entusiasmo da Igreja de Cristo Jesus. É a Igreja Católica missionária, misericordiosa e que se interessa por cada ovelha do rebanho de Cristo!
O que é o Pálio? Derivado do latim pallium, manto de lã – é uma vestimenta litúrgica usada na Igreja Católica, consistindo de uma faixa de pano de lã branca que é colocada sobre ombros dos Arcebispos. Este pano representa a ovelha que o pastor carrega nos ombros, assim como fez Cristo com a ovelha perdida. Desta forma podemos dizer que o palio é o símbolo da missão pastoral do Bispo. O pálio é também a prerrogativa dos arcebispos metropolitanos, como símbolo de jurisdição em comunhão com a Santa Sé. O que é um Núncio Apostólico? É um representante diplomático permanente da Santa Sé que exerce o posto de embaixador.
Em sua homília, Dom Juarez enfatizou a importância dos vocacionados. Desta forma demonstra o seu peculiar interesse em fazer crescer o trabalho da Igreja de Cristo. Aos poucos a sociedade teresinense e piauiense vai percebendo o quanto é importante dispor de alguém com palavra e dignidade acentuada ao ponto de sua palavra empenhada realmente transparecer credibilidade e zelo.
A Arquidiocese de Teresina começa a adentrar a outros patamares perante a Igreja do Brasil. A sólida formação que Dom Juarez já começa a desenvolver na Igreja local trará frutos sólidos à Igreja do Brasil. Padres a médio e longo prazo estarão aptos a cada vez mais ocupar cargos e funções e serem melhores servos da Igreja de Cristo não somente no Brasil, mas PELO MUNDO INTEIRO!
O que significa de fato governar uma Igreja? O primeiro passo é o trabalho de escuta. “Não ficará pedra sobre pedra a não ser ouvida”. Desde sua posse DOM JUAREZ MARQUES – O BOM PASTOR! Faz questão de dar continuidade às suas visitas paroquiais. Cada paróquia e posteriormente cada comunidade “será visitada e ouvida”. Seguindo os passos de Francisco; DOM JUAREZ MARQUES – O BOM PASTOR! Segue “ressuscitando e dando esperanças” concretas a todos que o procuram. O tempo é de novos horizontes e endurecimento formativo sem perder a ternura. Ser Sacerdote de Cristo é algo muito sério! Que Nossa Senhora segure FIRME as mãos de DOM JUAREZ MARQUES – O BOM PASTOR!