Por Douglas Ferreira
A suspeita de febre aftosa no Piauí foi descartada após uma minuciosa investigação conduzida pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi). O caso ocorreu em Nazaré do Piauí, onde um médico veterinário atendeu um bovino e detectou sintomas que levantaram a suspeita da doença.
A Febre Aftosa é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus (família Picornaviridae, gênero Aphthovirus). É uma das doenças infecciosas mais contagiosas dos animais, podendo acometer rapidamente criações inteiras, e acomete as espécies biunguladas (casco fendido) como bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e suínos.
Segundo Cecília Guimarães, coordenadora do Programa de Vigilância Epidemiológica da Adapi, além dos indícios de febre aftosa, o animal apresentava sinais de doenças vesiculares, como lesões na língua e na pata. Mas após coleta de amostras e envio para análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Minas Gerais, os resultados descartaram a presença de febre aftosa, porém confirmaram o diagnóstico de estomatite vesicular, causada pelo vírus Alagoas Vesiculovírus.
Com o descarte da febre aftosa, as medidas sanitárias foram revistas, e a propriedade interditada foi liberada. Porém, uma investigação complementar será conduzida para garantir a desinterdição e fornecer orientações ao responsável.
Embora a estomatite vesicular se assemelhe à febre aftosa em alguns aspectos, como a salivação intensa e a presença de vesículas, não demanda as mesmas medidas sanitárias. O secretário da Sada, Fábio Abreu, enfatizou a importância das notificações de doenças para permitir uma rápida investigação pela Adapi, visando proteger o rebanho e a saúde pública.
Os criadores e profissionais da área foram incentivados a notificar quaisquer suspeitas de doença animal, utilizando os canais de comunicação disponibilizados pela Sada/Adapi, como atendimentos presenciais, telefone, e-mail e WhatsApp, garantindo uma resposta eficaz e a saúde do rebanho.
Vacinação
São realizadas campanhas de vacinação contra a febre aftosa no Piauí em duas etapas:
– Maio (01 a 31/05): todos os bovinos e bubalinos devem ser vacinados;
– Novembro (01 a 30/11): são vacinados bovinos e bubalinos com até 24 meses.