Por Douglas Ferreira com informaçõs do Terra
A expressão “O sertanejo é, antes de tudo, um forte” é uma das frases mais icônicas da literatura brasileira, proferida por Euclides da Cunha em sua obra “Os Sertões” em 1902. Essa máxima, embora seja frequentemente associada à resiliência do povo nordestino, encontra sua aplicação exemplar na trajetória de empreendedores que superam desafios, inclusive aqueles oriundos do sertão. Clara Do Vale, nutricionista, professora e empresária, personifica esse espírito resiliente.
Nascida em Natal, no Rio Grande do Norte, Clara iniciou sua jornada empreendedora aos 15 anos, proveniente de uma família simples e moradora da periferia. Observando sua habilidade nos estudos e no ensino, começou a dar aulas de reforço para jovens em seu bairro, buscando autonomia financeira.
Aos 16 anos, conquistou o 8º lugar na universidade federal do seu Estado, garantindo uma bolsa integral na melhor universidade particular regional. Demonstrando a eficácia de seu método como professora, consolidou o caminho no empreendedorismo, introduzindo o conceito de “alto ticket” em sua vida.
Ao completar 23 anos assumiu turmas em um núcleo de ensino para nutricionistas, conciliando as atividades desenvolvia em um supermercado e consultorias em estabelecimentos de alimentação. Ao fortalecer seu consultório, adotou o “Conceito Premium”, destacando-se pelo marketing diferenciado, altos preços e uma experiência única de atendimento.
Encorajada pelo marido e sócio, Ed Souza, expandiu oUma pessoa empoderada tem percepção de seus pontos fortes e de melhorias negócios online, lançando produtos de alto valor, como imersões ao vivo e cursos. No ano 2020, mudaram-se para Florianópolis, impulsionando seus empreendimentos durante a pandemia, demonstrando que é na crise que se cresce. Clara, aos 31 anos, tornou-se uma mentora de negócios, ultrapassando a marca de 1 milhão de reais em faturamento.
Atualmente, à frente da Mentory International, Clara lidera no ensino da Gestão Premium para Marcas Pessoais e Negócios de Alto Ticket. Seu sucesso não é apenas quantificado em milhões, mas representa uma narrativa de superação, quebra de padrões e construção de riqueza com personalidade e valores. Sua visão inspiradora demonstra que é possível alcançar o sucesso empresarial sem comprometer a integridade e os princípios.
Clara resignificou conceitos e tornou-se uma verdadeiramente uma mulher ‘empoderada’. Afinal, Uma percebeu os seus pontos fortes, melhorou e venceu.