Move Notícias

Publicado em: 2 fevereiro 2024 às 15:37 | Atualizado em: 2 fevereiro 2024 às 15:43

Delegado é acusado de agredir ex-namorada e juiz decreta medida protetiva; ele foi afastado de suas funções

Por Douglas Ferreira

Delegado Renato Pinheiro está proibido de chegar a 500 metros da ex-namorada – Foto: Reprodução

Mais uma ocorrência envolvendo um representante da Segurança Pública Estado do Piauí veio à tona, desta vez, relacionada a um delegado da Polícia Civil. O delegado em questão, Renato Pinheiro, lotado na Central de Flagrantes de Parnaíba, no litoral do Estado, é acusado de agressão (chutes, tapas e puxões de cabelo) contra uma ex-namorada, o que resultou na imposição de medidas protetivas pela Justiça, com base na Lei Maria da Penha, no último dia 30, pelo juiz Sávio Ramon Batista da Silva, da Comarca de Parnaíba.

“No caso contreto em análise, a vítima expõe uma situação constante de risco a sua integridade, tendo em vista que, além das agressões serem contínuas, o acusado a ameaçou de morte mais de uma vez. Destarte, as declarações possuem verossimilhança com os outros elementos colacionados no requerimento de medida protetiva”, destacou juiz Sávio Ramon, em seu despacho.

A denúncia inclui alegações de que o delegado teria agredido a ex-namorada e ameaçado tanto ela quanto sua família, utilizando uma arma de fogo. O caso foi formalmente denunciado através de um boletim de ocorrência, resultando na concessão de medidas protetivas para a vítima. O Renato Pinheiro está agora obrigado a manter uma distância mínima de 500 metros da ex-namorada e a evitar qualquer contato com ela, seja diretamente ou por intermédio de terceiros, incluindo as redes sociais.

Como parte das medidas tomadas, a arma de Renato Pinheiro foi apreendida. Ele foi afastado de suas funções na Polícia Civil enquanto o caso é devidamente investigado. A Corregedoria da Polícia Civil ainda não recebeu notificação oficial sobre o incidente.

Pesam contra o delegado Renato ainda, algumas acusações de abuso de autoridade e perseguição contra a imprensa e, inclusive, contra um agente de polícia. Os dois casos teriam ocorrida no ano de 2022 e os fatos foram amplamente divulgados pela mídia.

Essa situação ocorre na mesma semana em que a Secretaria de Segurança Pública do Piauí teve que afastar um escrivão e um investigador, por 60 e 45 dias respectivamente, devido a condutas delitivas.

A reportagem do Move Notícias não conseguiu contato com o acusado, porém desde já, o delegado Renato Pinheiro dispões de espaço reservado para apresentar sua defesa sobre todos os fatos imputados a sua pessoa. Para tanto, basta entrar em contato com a nossa redação.