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Publicado em: 22 janeiro 2024 às 06:53 | Atualizado em: 21 janeiro 2024 às 19:53

Da intolerância ao leite de vaca à premiada queijaria búfala Almeida Prado: Uma jornada de sabor e reconhecimento

Por Douglas Ferreira

Trajetória da Búfala Almeida Prado tem sido marcada por conquistas desde o início de sua participação em competições – Foto: Reprodução

Quem consegue resistir à irresistibilidade de um queijo fresco? A resposta é única: aqueles que têm intolerância ao leite de vaca. Essa é a história por trás da fundação da Búfala Almeida Prado no interior de São Paulo, por Maria Cecília Almeida Prado, uma empreendedora visionária que decidiu criar uma queijaria de búfala premiada após descobrir sua intolerância ao leite de vaca.

A trajetória da Búfala Almeida Prado tem sido marcada por conquistas desde o início de sua participação em competições. Em 2022, no Mundial do Queijo do Brasil, em São Paulo, a queijaria recebeu a medalha de bronze pela burrata e a medalha de prata pela ricota. No mesmo ano, seus queijos, feitos com leite de búfala, foram inscritos no World Cheese Awards, no País de Gales, e voltaram para o Brasil com a medalha de prata, mais uma vez destacando a burrata. Em 2023, os produtos foram avaliados na França, no prestigiado Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, e a ricota conquistou a medalha de ouro.

O cuidado excepcional com o sabor dos produtos é apontado como um dos diferenciais da empresa. O CEO, Fernando Fiori, que se juntou à Almeida Prado em 2021 para liderar a operação, destaca o compromisso em garantir que os queijos cheguem sempre frescos, tanto para os consumidores quanto para as premiações. Ele enfatiza que a participação da empresa em competições não é apenas por participar, mas sim para exibir a melhor versão dos seus produtos.

A decisão estratégica de não realizar vendas online é explicada pelo desafio de garantir a frescura dos produtos em todo o Brasil. A empresa opta por um canal de vendas direto para o varejo e restaurantes, independentemente do volume.

Atualmente, as vendas são realizadas exclusivamente no Estado de São Paulo, em redes renomadas como Pão de Açúcar, St Marche, Casa Santa Luzia e Natural da Terra. A entrega em outros Estados ocorre apenas em situações especiais para clientes que têm sede nesses locais, como no caso do Grupo Fasano, que recebe os produtos em Trancoso, na Bahia, e em Belo Horizonte, em Minas Gerais.