Move Notícias

Publicado em: 22 setembro 2023 às 13:56 | Atualizado em: 22 setembro 2023 às 17:59

Da Bolsa de Nova York: Brasil é destino em alta para investimentos verdes

Encontro entre autoridades brasileiras e investidores na Bolsa de Valores de Nova York, no início da semana, destaca vocação do país para atrair investimentos em transição energética, descarbonização e infraestrutura

Principal bolsa de valores do mundo sediou evento da CNI e da FIESP para atrair investimentos verdes ao Brasil – Foto: Rafael Monaco/CNI

Na abertura do evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o vice-presidente da Bolsa de Valores de Nova York, John Tuttle, ressaltou a importância da agenda do Brasil, que visa enviar mensagens ao mundo e atrair investidores globais. O evento ocorreu na Bolsa de Nova York, que representa mais de 30% da capitalização do mercado global, e reuniu representantes do governo brasileiro, do Congresso Nacional, do judiciário, empresas americanas e investidores.

Robson Braga, destacou o papel do Brasil na retomada da industrialização, conhecida como neoindustrialização – Foto: William Volcov/Brazil Photo Press

O presidente da CNI, Robson Braga, destacou o papel do Brasil na retomada da industrialização, conhecida como neoindustrialização, e a necessidade de atrair investidores internacionais para o país. Os temas em destaque foram a transição energética, a descarbonização da economia, infraestrutura e financiamento.

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, enfatizaram que as propostas legislativas relacionadas à transição energética e sustentabilidade serão prioridades no segundo semestre. Eles mencionaram a regulamentação do mercado de carbono, o marco regulatório para energia eólica offshore e o marco regulatório da transição energética com foco no hidrogênio verde.

O ambiente de negócios e a segurança jurídica no Brasil foram elogiados pelos participantes, ressaltando que o país respeita contratos e oferece previsibilidade jurídica. A atração de investimentos internacionais é vista como fundamental para o desenvolvimento sustentável.

Os ministros e representantes presentes também discutiram como o planejamento, financiamento e infraestrutura impactam a transição energética. O Brasil foi reconhecido por sua matriz energética limpa, com grande potencial para investimentos em energia renovável. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está preparado para estruturar projetos complexos, incluindo combustíveis de aviação sustentáveis e hidrogênio verde. Houve também destaque para as oportunidades de investimento entre Brasil e Estados Unidos na área de energia limpa.

Redação Move Notícias com informações Agência de Notícias da Indústria