Por Douglas Ferreira
Todo o Brasil se une em solidariedade aos flagelados do Rio Grande do Sul. Em cada canto do país, pessoas, instituições e empresas se mobilizam para arrecadar donativos, como colchões, agasalhos, alimentos e mais, em apoio ao povo gaúcho afetado pelos temporais. Em Teresina, um posto de arrecadação foi montado no aeroporto Petrônio Portela.
Além disso, uma imagem comovente chamou a atenção no Rio de Janeiro: por um momento, os cariocas deixaram de lado as preocupações com a violência para prestar homenagem às vítimas dos desastres naturais no Sul. No icônico Cristo Redentor, um pedido de socorro foi projetado, unindo orações e solidariedade ao Rio Grande do Sul.
A projeção especial incluiu imagens da bandeira gaúcha e a execução do hino do Estado, acompanhadas das frases “unidos em oração pelo Rio Grande do Sul” e “cada doação faz a diferença”. O Santuário Cristo Redentor, o Instituto Redentor e a Paróquia São José da Lagoa participam ativamente da arrecadação de donativos para as famílias afetadas pelas enchentes. Os recursos arrecadados serão encaminhados à Arquidiocese de Porto Alegre, responsável pela distribuição dos produtos às comunidades atingidas pela tragédia climática.
A solidariedade também se manifestou em São Paulo, onde o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, foi iluminado com as cores da bandeira gaúcha em uma emocionante homenagem à população do Estado sulista. Enquanto isso, o Rio Grande do Sul enfrenta desafios como o desabastecimento e relatos de escassez de comida e água nas áreas afetadas, gerando longas filas de pessoas em busca de mantimentos básicos.
Instituições, empresas e organizações não governamentais continuam recebendo doações em prol das vítimas das chuvas no Estado, mostrando que, em meio à adversidade, a solidariedade e o apoio mútuo prevalecem.