Por Douglas Ferreira
O corpo do atleta de 15 anos que desapareceu nas águas da Barragem do Bezerro, em José de Freitas, a 54 km ao Norte de Teresina, na quinta-feira (15), foi finalmente encontrado nas primeiras horas da manhã deste sábado (17).
Lívio Claudinei Santos, 15 anos, enquanto treinava com outros atletas de canoagem, caiu nas águas da barragem no final da tarde de quinta-feira, 15, durante uma forte chuva acompanhada de ventania que virou o barco em que estavam. O adolescente desapareceu após cair na água.
Um adulto e outros quatro atletas estavam presentes no momento: o treinador Diego Viana e os adolescentes Ariel, de 15 anos; Luís Neto e Pedro Henrique, ambos com 16 anos; e Raimundo Neto, com 17 anos. Houve mobilização imediata de moradores com uso de jet ski e canoas, nas não obtiveram sucesso.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e iniciou as buscas na manhã da sexta-feira, 16. A dificuldade em localizar o corpo foi explicada pelo tenente Valter Pereira, do Corpo de Bombeiros, que mencionou que o corpo foi localizado na margem oposta à área onde as buscas estavam sendo realizadas.
O corpo foi encontrado por volta das 5h30 deste sábado, e o Instituto de Medicina Legal (IML) foi acionado para removê-lo e encaminhá-lo para Teresina. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o velório e o sepultamento do jovem.
Lívio Claudinei era atleta profissional da Associação Iporanga Escola de Canoagem de José de Freitas, na categoria cadete, e destacava-se como uma das promessas da canoagem no Piauí. Ele fazia parte da Escola de Canoagem Iporanga desde o início de suas atividades e já havia conquistado feitos importantes, como a 7ª posição no ranking nacional da categoria C1 1000 metros masculino em 2023.