Por Douglas Ferreira
Para muitos estudantes neste país, conquistar a aprovação no vestibular dos sonhos não é suficiente; a busca pela excelência é o objetivo. No caso específico do vestibular do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, o ITA, a verdadeira glória está em alcançar o primeiro lugar. Henrique Camargo, um jovem de 19 anos da cidade de Valinhos, interior de São Paulo, alcançou esse feito histórico. Vamos conhecer um pouco mais sobre a trajetória desse dedicado estudante.
Eduardo Henrique Camargo, aos 19 anos, entrou para a história ao conquistar a primeira posição no vestibular ITA, considerado o mais difícil e concorrido do Brasil. Sua classificação ocorreu na lista reserva, indicando que não seguirá a carreira militar.
A notícia foi comunicada pelo próprio reitor do Instituto, Anderson Ribeiro Correia, pegando Eduardo de surpresa enquanto ele dormia. “Só no meio da ligação fui acordando e foi caindo a ficha”, relatou.
Eduardo dedicou dois anos a um cursinho intensivo, imerso nos estudos para conquistar uma das 150 vagas disputadas por mais de 9 mil candidatos. Seu esforço não apenas obteve êxito, mas o colocou no topo da lista.
Esta foi a terceira tentativa de Eduardo no ITA. Na primeira, em 2021, embora tenha alcançado a pontuação necessária, uma regra de corte o impediu de obter a vaga. Em 2022, ele ficou muito próximo, alcançando a 17ª colocação, mas não atingiu a nota mínima na redação.
Determinado, Eduardo intensificou seus estudos, aprimorando suas habilidades em leitura, escrita e estratégias para as provas. O voluntariado na organização da Olimpíada Brasileira de Astronomia contribuiu para aprimorar seu raciocínio em questões desafiadoras.
Já acostumado a conquistar prêmios, Eduardo desenvolveu uma paixão pela astronomia, vencendo a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica em 2020. Essa paixão o levou a escolher a engenharia aeroespacial como curso universitário.
Ao compartilhar dicas para estudantes, Eduardo destaca a importância de saber interpretar as questões. Ler e reler, analisar sintaticamente e, em alguns casos, resumir linha por linha são estratégias recomendadas. Ele aconselha os estudantes a resolverem as questões pensando no que o corretor espera do candidato. “Saber como o corretor cria uma questão, como ele imagina que você vai resolver, não é um conhecimento a ser descartado”, enfatiza.