Por Douglas Ferreira
O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (23) que o papa Francisco reconheceu um segundo milagre atribuído a Carlo Acutis, conhecido como o “padroeiro da internet”. Este beato, que faleceu aos 15 anos devido a complicações de uma leucemia, está destinado a se tornar o primeiro santo da geração Millennial.
Beatificado em outubro de 2020, após a Igreja Católica reconhecer um primeiro milagre associado a ele em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Carlo Acutis agora, com este segundo milagre, está mais próximo da canonização.
Embora o Vaticano ainda não tenha definido uma data para o evento, o papa convocou um Consistório, uma reunião de cardeais, para discutir os próximos passos rumo à santidade do “influencer de Deus”.
Mas quem é Carlo Acutis?
Nasceu em Londres, Inglaterra, em 1991, mas viveu a maior parte de sua vida, em Monza, na Itália. Demonstrando grande talento para a informática desde jovem, ele utilizava suas habilidades para promover a evangelização nas redes sociais. Chegou até mesmo a criar um site catalogando milagres, o que lhe rendeu os títulos de “padroeiro da internet” e “influencer de Deus”.
Em setembro de 2006, aos 15 anos, Carlo foi diagnosticado com leucemia. Pouco tempo depois, veio a falecer em 12 de outubro do mesmo ano, em Monza, Itália.
Sua beatificação ocorreu em 2020, após o Vaticano reconhecer como milagre a cura de uma criança brasileira. O episódio ocorreu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em 2010, quando um menino de 7 anos, sofrendo de problemas graves no pâncreas, foi curado após o avô tocar numa roupa que continha o sangue de Carlo, exposta na capela Nossa Senhora Aparecida, e pedir pela cura do neto.