Por Douglas Ferreira
A trajetória de Rossana Aboud é uma inspiradora história de transformação e empreendedorismo no agronegócio. Uma história que vai ser contada no Buisness Cast, do Sistema Move de Comunicação. O programa foi gravado nesta quinta-feira, 1º, e deve ser exibido no canal movetvweb no YouTube nos próximos dias.
Mas quem é Rossana Aboud
Formada em Direito, Rossana construiu uma carreira como advogada, mas decidiu dar uma guinada radical em sua vida ao lado do marido, Ricardo Aboud, um engenheiro que atuava como gestor de uma empresa transnacional no setor de petróleo e gás. Durante mais de uma década, o casal viveu em diversos países africanos, como Angola, Moçambique, África do Sul, Tanzânia e Quênia. No entanto, foi durante a pandemia de Covid-19 que Rossana e sua família decidiram retornar ao Brasil e se estabelecer em Teresina, no Piauí.
Buscando o agronegócio
Com a mudança, Ricardo resolveu investir em um sonho antigo: a criação de gado. E foi a partir desse desejo que nasceu a Fazenda África, um projeto que Rossana abraçou com entusiasmo. Ela já havia deixado o direito quando seguiu para o continente africano. E lá, pôs em prática seu tino empresarial, onde a ultima empreso foi na área de eventos. No projeto da Fazenda África Rossana mergulhou de cabeça no mundo do agronegócio. A fazenda, construída do zero, rapidamente começou a ganhar visibilidade, especialmente nas redes sociais, onde Rossana compartilha o dia a dia do empreendimento.
Foco no marketing
O espírito empreendedor de Rossana foi crucial para o sucesso da Fazenda África. Ela não apenas aprendeu sobre as práticas de pecuária de corte, mas também implementou estratégias de marketing digital que ajudaram a impulsionar a presença da fazenda no Instagram, onde hoje conta com mais de 20 mil seguidores. Sua dedicação e inovação não passaram despercebidas, e em 2023, Rossana foi reconhecida no Prêmio Mulheres do Agro, uma iniciativa da Bayer em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), que valoriza as mulheres que fazem a diferença no campo.
De olho na sustentabilidade e o social
Rossana também se destacou por seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Na Fazenda África, ela promove práticas que equilibram os pilares social, econômico e ambiental. Entre as iniciativas, destaca-se a captação de água da chuva para irrigação eficiente, o cuidado com o bem-estar animal e a promoção de cursos de gestão para colaboradores, fortalecendo a comunidade local e incentivando o desenvolvimento profissional.
Dentro e fora da porteira
Além de sua atuação dentro da porteira, Rossana expandiu sua influência para fora dela, integrando a Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, a Comissão Estadual da FAEPI e o Movimento Mulheres de Fibra, este último, um braço de conexões e comunicação do Instituto Cultivar Progresso, com sede em Sebastiçao Leal, nos Cerrados piauienses, no Sul do Estado. Um dos projetos mais impactantes do Instituto é a construção de uma clínica escola APAE, que beneficiará mais de 300 crianças no Sul do Estado, além de oferecer cursos e promover uma agrofloresta para a comunidade.
Coragem e determinação
A história de Rossana Aboud é um exemplo de como a coragem de mudar de rumo, aliada a um forte espírito empreendedor, pode transformar desafios em oportunidades. Hoje, ela não só colhe os frutos de seu trabalho no agronegócio, como também inspira outras mulheres a seguirem seus passos, incentivando-as a mostrar suas conquistas e a buscarem reconhecimento no setor. Rossana prova que, com determinação e visão, é possível criar um legado de impacto positivo tanto na vida pessoal quanto na comunidade em que se está inserido.
No Business Cast Rossana revela um pouco do seu lado pessoal. Ela fala de família, dos filhos, do marido. Se coloca sempre na posição complementar na condução dos negócios. Fala também da importância dos pais na vida dela e se apresenta como uma mulher fiel e temente a Deus.