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Publicado em: 24 março 2024 às 18:03 | Atualizado em: 25 março 2024 às 08:57

Conheça a história de Karla Felmanas, a executiva que virou influencer de mulheres jovens

Por Douglas Ferreira

Karla Felmanas na versão executiva – Foto: Divulgação/CIMED

A executiva Karla Felmanas, 49 anos, cresceu com a ideia de que seu irmão, João Adibe, assumiria o negócio farmacêutico fundado por seu pai, nos anos 70. Isso por que seu João, o pai tinha uma visão conservadora sobre o papel das mulheres, típica da época em que cresceu – ele achava que um bom casamento seria suficiente para sua filha.

Karla, vice-presidente da Cimed desde 2018, está bem integrada na hierarquia da empresa. Ela lida diariamente com todas as diretorias executivas e operacionais. No entanto, as atenções sempre estiveram voltadas para o irmão, que é uma figura frequente no Domingão do Huck, onde a Cimed é uma grande anunciante.

Entretanto, em 2021, Karla começou a receber mais reconhecimento (sendo incluída na lista “Mulheres de Sucesso” da Forbes), mas foi um evento não planejado no ano passado que a colocou em outro patamar como porta-voz da empresa: a viralização do hidratante labial Carmed em parceria com as balas Fini, depois que a empresária enviou presentes para influenciadoras.

O produto, que estava no portfólio da empresa há seis anos, passou de 1 milhão de unidades vendidas por mês deu um salto e emplacou 5 milhões. A principal plataforma de divulgação foi a rede socail TikTok, onde vídeos sobre o lançamento alcançaram 900 milhões de visualizações.

Para atender à demanda, a Cimed investiu em uma nova máquina e aumentou a produção em três turnos na fábrica.

O sucesso também impulsionou outros produtos da empresa e chamou a atenção da Netflix, com quem lançou uma colaboração para a reestreia da série Sex Education. Karla agora é convidada para palestras, podcasts e entrevistas onde fala mais sobre sua presença na internet e na divulgação de produtos do que sobre sua carreira executiva.

O lançamento da linha BFF do hidratante labial coincidiu com a popularidade do Carmed. Um live commerce com as atrizes Maysa e Larissa Manuela foi interrompido após 20 minutos no ar, pois já tinham sido vendidos R$ 40 milhões em produtos – muito mais do que a empresa esperava.

O sucesso gerou engajamento nas redes sociais e o Carmed até tem páginas de fãs no Instagram, onde os consumidores discutem e tentam adivinhar os próximos lançamentos.

Recentemente, Karla compartilhou um vídeo nas redes sociais mostrando a linha de produção da fábrica em Pouso Alegre (MG), onde vai semanalmente. O vídeo revelou um novo Carmed com o bordão “oi, tchurma” – sua marca registrada na internet.

O que o público ainda não sabia é que esse novo Carmed não será vendido. Ele será um brinde que acompanhará o livro escrito por Karla e lançado na Livraria Travessa do Shopping Iguatemi.

No livro, Karla fala sobre maternidade, trabalho em uma empresa familiar, casamento, religiosidade e também sobre questões mais íntimas, como sua decisão de retirar o útero e sua vida sexual. O projeto gráfico do livro é assinado por Giovanni Bianco, um renomado diretor de arte do mundo da moda.

Apesar de todo o sucesso, Karla ainda está envolvida na operação diária da Cimed, localizada na Faria Lima, em São Paulo. Ela diz que todos os dias acorda pronta para ser substituída, mas ainda se mantém ativa na empresa.

No cenário farmacêutico nacional, a Cimed é a quarta maior empresa e compete principalmente no mercado de genéricos.