Move Notícias

Publicado em: 18 maio 2024 às 14:32 | Atualizado em: 18 maio 2024 às 14:57

Concurso da Semec, da Prefeitura de Teresina, é suspenso pelo Nucepe por falta de pagamento

Por Douglas Ferreira

Tristeza e frustração marcaram o cenário dos candidatos que passaram pelo rigoroso processo de seleção do concurso da Secretaria Municipal de Educação – Semec. Com mais de 2 mil concorrentes, o concurso da Semec, oferecendo 80 vagas para pedagogos e 25 para psicopedagogos, foi suspenso. A notícia foi divulgada nesta sexta-feira (17), no site da banca organizadora, o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Fundação Universidade Estadual do Piauí (Nucepe/Fuespi), que alegou falta de repasse dos recursos financeiros por parte do município.

A banca declarou em comunicado:

“O Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Fundação Universidade Estadual do Piauí-NUCEPE/FUESPI comunica a suspensão da execução do cronograma do EDITAL Nº 004/2024, de 19 de fevereiro de 2024 – RETIFICADO, motivada pela ausência do repasse, pela Prefeitura de Teresina e pela Secretaria de Educação do Município de Teresina-SEMEC, dos recursos financeiros necessários à contratação do pessoal e à formação das bancas examinadoras e avaliadoras para a continuidade do concurso. Tão logo seja efetivado o repasse dos recursos financeiros, o NUCEPE/FUESPI apresentará novo cronograma de execução do certame”.

O concurso foi suspenso após a primeira etapa, que inclui prova objetiva e subjetiva, na qual cerca de 2 mil candidatos participaram. A Prefeitura Municipal de Teresina, através da Semec, também expressou “surpresa com a suspensão do concurso”, acrescentando que o número de inscritos não foi suficiente para cobrir as despesas de realização, exigindo que a prefeitura garanta os recursos financeiros necessários.

O prefeito Dr. Pessoa já determinou o repasse financeiro para que o Nucepe possa continuar com os serviços. Situações como esta tem se repetido na atual gestão municipal.

Enquanto isso, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan) mantém o cronograma para os outros cargos, como professores e técnicos administrativos, cujo concurso está em andamento.