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Publicado em: 18 fevereiro 2024 às 15:48 | Atualizado em: 18 fevereiro 2024 às 15:48

Um domingo comum.

Casa cheia de crianças e a mente repleta de pensamentos.

Hey Powers leitores! Hoje depois de um domingo comum com direito a almoço na casa dos pais em família, bom vinho, boas risadas e muitas conversas sobre o cenário sócio econômico me peguei refletindo sobre o que faz um negócio prosperar.

Pesquisei alguns dados sobre a taxa de mortalidade empresarial e achei:

“A maior taxa de mortalidade é verificada no comércio (30,2% fecham em 5 anos) e a menor na indústria extrativa (14,3% fecham em 5 anos).”

A taxa de sobrevivência das empresas no Brasil – Sebrae

“Nos seis primeiros meses de 2023, o Brasil “perdeu” um total de 427.934 empresas entre micro, pequeno, médio e grande porte, segundo um levantamento da empresa de contabilidade Contabilizei.”

Brasil perdeu mais de 400 mil empresas no 1º semestre de 2023; Mdic contesta os números | Economia | G1 (globo.com)

ALARMANTE.

Mas não surpreende…

O que me pergunto é como manter um negócio vívido, frutífero e próspero ano após ano, em meio a complexidade atual.

Certa vez ouvindo uma palestra muito interessante sobre criatividade foi colocado que hoje vivemos uma nova era, a era da COMPLEXIDADE, momento em que tudo está conectado e em constante mudança/evolução.

Vejam só o exemplo da nova velocidade 6g de internet que gerará outro grande salto na tecnologia, ainda não acessível mas com promessas para 2030.

Em meio a tanta evolução como evoluir humanamente e estrategicamente o negócio e encontrar a receita certa entre tantas possibilidades?

O mundo das redes sociais expõe beleza sedutora no ambiente empresarial, mas a dúvida sobre o quanto é realidade para mim é constante, assim como a comparação talvez venha a ser.

Vez ou outra eu mesma evito receber tanta informação que vem das redes sociais, até porque, sendo franca, muitas vezes o que aparece lá são estratégias que não significam que na vida real dão certo. As vezes tratam-se só de curtidas mesmo sem muito rentabilidade prática e negócios, caro leitor Power, nem sempre sobrevivem de curtidas.

Não vi ainda um método, uma receita, um processo comum as empresas bem sucedidas… Lembro agora do exemplo das lojas Americanas, que decepção. Mas sabem algumas características que vejo em comum nas veteranas?

Pelo líder do negócio, maneira de ser, a gana, acredito que seja possível alucinar o quanto o negócio poderá prosperar.

Vejo meus pais com tanta sabedoria, humildade, pé no chão e muitos objetivos, vejo amigos já pra lá de maduros empresarialmente e que assim como meus pais tem uma visão muito clara do que desejam para seus negócios.

Eles não desistem, eles investem, eles idealizam antes mesmo de pensar se haverá um retorno certo e comprovado. Eles desejam ver os clientes bem e satisfeitos. Eles cuidam do time com uma firmeza diferente.

Enquanto isso a turminha que está aqui em casa decide sair do pingpong e parte para a piscina! Essa geração vem aí cheia de energia, íntimos da tecnologia e com mil ideias por hora. Essa geração tem beleza, mais ainda quando não estão hipnotizados pelos seus celulares.

Essa geração inovará demais nos negócios e como quero aprender com eles!

Talvez seja isso o sucesso dos negócios que duram… Talvez eles olharam para geração que estava chegando e se deixaram contaminar com as suas ideias e sonhos e ao atrair e possibilitar o novo pra sí conseguiram manter um negócio saudável para as próximas gerações….

Mas tudo até aqui são só pensamentos de um domingo comum, com a casa cheia de crianças…