Move Notícias

Publicado em: 4 setembro 2023 às 11:44 | Atualizado em: 4 setembro 2023 às 15:44

Eleições em Teresina

Teresina I

No Brasil, paraíso das eleições, mal saímos das eleições gerais de 2022, quando bem ou mal, tomaram posse os novos mandatários do Brasil e dos Estados, além de novos senadores e deputados federais, não obstante grande parcela do eleitorado brasileiro e da população em geral questionar a legitimidade de alguns empossados, no dia seguinte à posse, o que vimos foi alguns governantes já pavimentando seu caminho rumo a famigerada reeleição, mesmo que no meio desse mandato tenhamos mais uma eleição para Prefeitos e para as câmaras municipais de todo o país.

Teresina II

Em Teresina, capital do estado, alvoroçados vereadores caem em campo, lépidos e fagueiros na corrida pela caça ao eleitor, tentando possível reeleição. Nem sempre é fácil, dado que muitos não correspondem às expectativas da população que os reprova nas urnas. Todos sabem que uma eleição é feita sobretudo com o empego de muitos recursos financeiros para contar com a “adesão espontânea” de muitas “lideranças” de bairros e regiões da capital. É um terreno altamente movediço para quem se aventura tentar a sorte praticando a democracia pura, do convencimento e da troca de ideias e projetos de atuação parlamentar.

Teresina III

Com relação aos prováveis candidatos à sucessão do atual prefeito Dr. Pessoa, tem pré candidatos para todos os gostos e estilos. Até o momento nenhuma novidade impactante. Nenhum nome que realmente possa prosseguir com o destino que a capital do Piauí precisa que é de desenvolvimento e bem estar social de sua população. Ate o momento, dos nomes postos no “balcão dos negócios eleitorais” nenhum próximo do ex prefeito Firmino Filho, a quem se reputa ter sido um tenaz construtor de quase tudo existente na cidade.

Teresina IV

Além do próprio Dr. Pessoa, que nesse momento corre o risco de ficar é fora da disputa, pois que não controla nem o próprio partido que está filiado, já que o partido do prefeito agora tem na direção o ex deputado Mainha. Todos sabem que o ex deputado Mainha está apenas esquentando a cadeira, guardando o lugar para o Dep. Jadiel, que de fato será o comandante politico do Republicanos. Jadiel é aliado de primeira hora do Palácio de Karnak que é avalista da candidatura do Deputado Fábio Novo. Durma-se com um barulho desses. Melhor o prefeito, colocar suas barbas de molho.

Teresina V

Na corrida pelo Palácio da Cidade, iniciada precocemente ainda no primeiro semestre de 2023, aparecem nomes como o do ex prefeito Sílvio Mendes, o nome da deputada de primeiro mandato Bárbara do Firmino, o deputado Fábio Novo além do próprio Dr. Pessoa. Desses nomes, nenhuma novidade, mesmo com a deputada Bárbara pleiteando o lugar que foi de seu pai, embora esse fato não lhe dê as credenciais para substitui-lo, uma vez que a deputada não tem nenhuma experiência de gestão pública, nunca ocupou nenhuma função que lhe dê a experiência mínima necessária para exercer esse posto. Ser filha do ex prefeito Firmino, nesse jogo duro do voto, não quer dizer nada. É bom lembrar que um outro grande gestor da capital, Professor Wall Ferraz, teve também um filho lançado na politica, que no entanto não conseguiu sair-se bem e não conseguiu herdar o espólio politico do pai. Tratando-se de votos, essa herança não existe.

Teresina VI

No decorrer dessa jornada que se encerrará em outubro ou novembro de 2024, deverá aparecer ainda muitos candidatos. Os de sempre, para fazer valer os recursos do fundo partidário e do fundo eleitoral de partidos nanicos e inexpressivos e talvez outros nomes que possam trazer à luz da disputa, qualificando o necessário debate da sucessão fora dessa bolha onde só aparecem os mesmos e de sempre. Um nome que vem sendo muito citado em conversas de bastidores e em eventos políticos e que com certeza abriria, ampliaria o horizonte de escolhas é o do ex Senador João Vicente Claudino.

Teresina VII

João Vicente Claudino exerceu o mandato de Senador da Republica e no meio deste disputou uma eleição para o governo do estado em 2010. Encerrou seu mandato de senador em 2014 mas é sempre apontado como tendo sido um senador eficiente e reconhecido como gestor de algumas empresas do principal grupo empresarial do estado do qual é um dos sócios. Sempre lembrado em quase todas as eleições para o executivo estadual mas que efetivamente nenhuma dessas disputas lhe entusiasmou ao ponto de entrar nessa corrida. A coluna está informada, que o ex Senador está agora com muita disposição em participar do processo sucessório da capital em 2024. Perguntado se seria candidato a prefeito de Teresina, JVC respondeu que se conseguir reunir líderes importantes da capital num único projeto, ele topa a disputa. JVC costuma dizer que não é dado a aventuras. Quer dizer que se entrar é para disputar com chances de vencer. É esperar para vê!