Assim como Silvio Santos refletia um sucesso autêntico os líderes devem se desafiar a buscar a própria essência de liderança
Hey Powers!
Recentemente nos despedimos de um grande líder. Alguém que, em sua simplicidade, deixou um legado duradouro. Podemos aprender muito com sua trajetória, no entanto hoje quero fazer um convite diferente: guiar você em uma autoavaliação.
Pense bem, quando foi a última vez que você se olhou no espelho e se perguntou: “Estou onde quero estar? Minhas ações refletem meus valores? Se hoje fosse meu último dia, estaria satisfeito com o legado que estou construindo?”
Para ilustrar, lembre da rotina do seu dia a dia. Você empreendedor, está dedicando tempo suficiente para planejar o futuro da sua empresa, ou está apenas apagando incêndios? Você, que lidera uma equipe, está se preocupando em desenvolver essas pessoas, ou apenas delegando tarefas? Exemplos como esses ajudam a perceber se está no controle da sua jornada ou apenas reagindo às circunstâncias.
Silvio Santos parecia ter essas questões muito claras. Ele sabia onde queria chegar e como desejava impactar as pessoas. Consegue ter essa clareza?
Consegue ouvir a voz do Silvio perguntando: Quem quer dinheiro?
Se você lembrou e ainda respondeu que sim, espero que sua motivação para buscar crescimento pessoal seja tão forte quanto a busca pelo sucesso financeiro. No mundo do empreendedorismo, cada escolha que fazemos reflete diretamente em nossos negócios. Por exemplo, um líder que se conhece bem motiva sua equipe, mantem a confiança dos clientes e toma decisões estratégicas que impulsionam o crescimento da empresa.
O sucesso traz consigo a liberdade de escolher como demonstrá-lo. Alguns podem optar por aviões particulares, outros por coleções de relógios ou carros esportivos. Esses sinais podem mostrar competência, mas, cuidado: é fácil perder o foco na busca pelo “ter” e esquecer o “ser”. Pense na última vez que tomou uma decisão importante: ela foi baseada no que realmente acredita ou apenas para mostrar algo para os outros?
Antes de qualquer compra ou decisão importante, conheça sua verdadeira identidade. Um líder que sabe quem é e o que representa tem uma presença que fala mais alto que qualquer bem material. Silvio Santos, por exemplo, era conhecido por sua autenticidade e carisma — qualidades que nenhuma posse pode substituir.
Então, como você pode aplicar isso na sua vida? Talvez seja hora de rever seus objetivos, realinhar suas prioridades e se reconectar com o que realmente importa. Defina metas que reflitam seus valores, e não apenas o desejo de acumular bens. Quer um exemplo prático? Se sua meta é crescer no mercado, pense em como pode impactar positivamente sua comunidade ao fazer isso. O sucesso verdadeiro vai além dos números.
Repita em voz alta: Sou o que sou, e não o que tenho ou o que terei. Perder-me no caminho é o verdadeiro fracasso. Reconhecer quem sou, o que ainda não sei, e quem quero ser é a verdadeira riqueza que me levará ao meu tipo de prosperidade.
Que esse pensamento energize sua jornada!