Escolha: enfrentar a crise ou aliar-se a ela!
Hey Powers! No ultimo post falei sobre as oportunidades e esperanças que surgem nesta época de fim de ano, momento de reflexão e de ação.
Enquanto muitos aqui podem estar vibrando outros tantos muitos estão apegados a crise e usando de âncora para justificar o seu estado atual, afinal traçar plano de ação dá trabalho, executar dá mais trabalho ainda e monitorar os resultados é o que diferencia os excelentes profissionais dos bons profissionais.
O BOM É INIMIGO DO EXCELENTE!
Vou mostrar alguns dados que li esses dias e que me fizeram refletir. Vejam só, abaixo uma listinha das últimas crises (por cima viu, porque existiram muitas outras):
- 1980 – CRISE DA DÍVIDA DOS ANOS 80 “Na década de 1980, o Brasil enfrentou uma grave crise da dívida, resultante da combinação de altos níveis de endividamento externo e taxas de juros elevadas.”
- 1997 – 1998 – CRISE FINANCEIRA ASIÁTICA “Essa crise teve um impacto significativo na economia global e levou a uma reavaliação das políticas econômicas e financeiras em todo o mundo.”
- 2008 – CRISE DO SUBPRIME – “A crise reduziu a demanda por produtos brasileiros, resultou em uma desvalorização da moeda brasileira.”
- 2014 – CRISE HÍDRICA – “Um período de escassez de água que afetou várias regiões do país, especialmente o sudeste.”
- 2015 – 2016 – CRISE POLÍTICA ECONÔMICA – “Houve queda dos preços das commodities, uma fraqueza da economia brasileira e uma grande crise política.”
- 2016 – IMPEACHMENT DILMA ROUSEFF – “A crise política também afetou a economia, com uma desaceleração do crescimento econômico e uma queda na confiança dos investidores.”
- 2017 – DELAÇÃO DA JBS – “Escândalo de corrupção que envolveu a empresa de alimentos JBS, bem como políticos e autoridades brasileiras.”
- 2018 – GREVE DOS CAMINHONEIROS – “Uma paralização nacional dos motoristas de caminhão.”
- 2019 – DESEMPREGO – “O desemprego atingiu um recorde histórico, com milhões de brasileiros sem empregos.”
- 2020 – PANDEMIA COVID-19 -“Pandemia global causada pelo vírus da Covid-19, que causou a paralisação de todos os setores econômicos.”
UFA! Informações que podem criar ansiedade a qualquer empreendedor, mas emprendeDOR é ousado e apesar das diversas opções de crises o objetivo é superar-se, sobreviver e crescer.
CRISE VIROU UMA CONSTANTE, deve estar na conta do negócio e estar atento e preparado para ela é nossa obrigação, pois se voltar agora na lista acima perceberá que os intervalos acabaram, seja no Brasil ou no mundo, o que era exceção virou regra.
Alguns pontos interessantes para observar em meio aos cenários turbulentos:
- Avaliar regularmente os riscos internos e externos que podem afetar o negócio.
- Entender de tecnologia.
- Diversificar fontes de receitas e clientes para reduzir a dependência de um mercado específico.
- Manter uma gestão financeira sólida.
- Construir reservas financeiras para períodos de instabilidade.
- Reduzir dívidas e custos operacionais sempre que possível.
- Cultivar relacionamentos sólidos com fornecedores, clientes, colaboradores e outras partes interessadas.
- Comunicar-se de forma transparente em momentos de crise.
- Desenvolver liderança forte capaz de tomar decisões eficazes em momentos difíceis.
- Fomentar uma cultura de inovação para encontrar novas oportunidades de negócios.
- Estar disposto a adaptar produtos/serviços conforme as demandas do mercado mudam.
Para reflexão:
Como você tem agido? Com preparação para diversos cenários ou como refém da situação? Com criatividade para se reinventar ou sem qualquer plano novo? Qual a principal demanda que deve revisitar para garantir a sustentabilidade do negócio?
Desejo que ao ler este texto você desperte para a potencialidade do seu negócio, inove e dê o start nas ações necessárias para fomentar e se destacar mais e mais.
Acredito que todo negócio desempenha uma função social, sendo uma das engrenagens mais importantes da vida em sociedade, lembre-se disso e do quanto você é POWER!